TUMMYTOX blogs.

O batido de proteínas perfeito de verão não existe... Ou será que sim?

Hoje prepara-te para me acompanhares numa viagem cheia de sabores que não só vai satisfazer o teu paladar, como também cuidará do teu bem-estar!

Se estás pronta, então corre para a cozinha e tira a tua varinha mágica do armário, porque hoje vou falar-te de smoothies (ou batidos)!

Summer smoothie recipe

A magia de um smoothie REALMENTE completo  

Quantas vezes já te atrasaste de manhã e decidiste saltar o teu enésimo pequeno-almoço para poupar tempo?

Mas agora está na altura de deixares de saltar refeições, porque com um prático batido podes começar o dia com um bom impulso de energia, mesmo que tenhas muito pouco tempo!

Além disso, com os ingredientes certos, os batidos podem ser uma excelente forma de te manteres saciada durante muito tempo, dar ao teu corpo os nutrientes de que necessita e até ajudar-te a manter o teu peso sob controlo.

Legumes, iogurte, manteiga de frutos secos ou sementes de chia e linhaça podem transformar esta deliciosa bebida numa refeição equilibrada. Desta forma, podes obter todos os macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) de que o teu corpo necessita num único e delicioso copo!

Navegando no mar bravo das calorias: o poder das porções  

Calma, não te apresses a misturar todos os ingredientes que encontraste no fundo da tua despensa!

Embora os batidos sejam um lanche muito prático, se não tiveres cuidado, podem tornar-se verdadeiras bombas de calorias. Dependendo do que adicionares à tua mistura, o teu smoothie pode passar de uma bebida leve e saudável a uma mistura rica em calorias de que te podes vir a arrepender amargamente...

No entanto, se o teu objetivo é perder peso, há um ingrediente importante e versátil que te pode ajudar de muitas maneiras. De que é que estou a falar? De proteínas!

Sim: se desejas perder peso, é essencial que comeces a adicionar mais proteínas à tua dieta. A razão é que elas aumentam a tua taxa metabólica em repouso (também conhecida como metabolismo basal), ou seja, começas a queimar mais calorias ao longo do dia. Mas as proteínas não são apenas um dos teus melhores aliados no emagrecimento. Também são óptimas se quiseres ganhar massa muscular, uma vez que são os blocos de construção dos próprios músculos.

E preparar um batido de proteínas é muito fácil.

Só precisas de fazer algumas pequenas alterações às tuas receitas de batidos mais clássicas, como adicionar proteína em pó ou frutos secos e sementes à tua mistura favorita. E voilá, tens um batido rico em proteínas pronto a ser saboreado!

Os teus ingredientes para o sucesso 

Agora, descubramos juntas os ingredientes que podem transformar um batido normal num concentrado de nutrientes!

Fruta 

Qualquer bom batido começa com fruta. As mais populares? Bananas, frutos silvestres, ananás e manga. Não só são deliciosas, como também são ricas em vitaminas e fibras.  

Legumes  

Quando se trata de batidos, verde não significa inveja, significa saúde! Um pouco de espinafre, couve, cenoura, beterraba, pepino e couve-flor podem adicionar antioxidantes e ainda mais fibras ao teu batido favorito. Estes vegetais tornam o batido mais substancial e, por isso, mantêm-te saciada por mais tempo. Se é o sabor que te preocupa, fica descansada: quando combinados com uma fruta deliciosa, nem vais sentir o seu sabor!

Proteínas   

A proteína é a melhor amiga dos teus músculos! Por isso, quer queiras perder peso, manter a forma ou ajudar os teus músculos a regenerarem-se mais rapidamente, não te esqueças de adicionar uma dose generosa de iogurte grego, skyr, queijo cottage (ou fresco) ou uma colher de proteína em pó a todos os teus batidos. 

Gorduras  

Por último, mas não menos importante, as gorduras. Manteigas de frutos secos, abacates e várias sementes, como as de linhaça, chia ou cânhamo, podem tornar os teus batidos mais nutritivos. Lembra-te, no entanto, que estes ingredientes são ricos em calorias, por isso, tenta não exagerar. Basta uma colher de chá de sementes ou manteiga de frutos secos para realçar o sabor do teu batido sem acrescentar demasiadas calorias. 

O único batido matinal de que vais precisar... e querer 

A melhor maneira de começar o dia com uma nota positiva é com um belo copo cheio de cor e vitaminas!

E eu tenho aqui a receita perfeita para um batido de proteínas que te vai manter saciada até à hora do almoço e te dar uma boa dose de energia para enfrentares o resto do dia!

Batido de banana e beterraba

Banana Beet Bonanza

INGREDIENTES:

  • 1 banana pequena, madura e congelada
  • 50 g de beterraba
  • 80 g de skyr
  • 100 ml de água fria
  • 1 colher de proteína em pó
  • 1 colher de chá de sementes de cânhamo moídas 
  • 20 g de flocos de aveia

PREPARAÇÃO:

Adiciona todos os ingredientes a um liquidificador potente e bate a alta velocidade até ficar homogéneo. Se o batido estiver demasiado espesso, adiciona mais água.

E bom proveito!