TUMMYTOX blogs.

5 Dicas Para Uma Correta Higiene Íntima e Prevenção de Infeções Vaginais

Ter uma correta higiene íntima não só ajuda a prevenir a ocorrência de incómodas infeções vaginais, como a vaginose bacteriana ou a candidíase, como também pode melhorar o teu bem-estar geral e até a tua autoestima!

Sim, porque sejamos realistas: a vagina é, sem dúvida, uma parte importante do nosso corpo, mas é também uma expressão importante da nossa feminilidade e do facto de sermos mulheres. Mais uma razão (caso seja necessário) para cuidares desta zona tão importante e delicada com a máxima atenção!

5 tips for a happy and healthy vagina

Tenho a certeza que já sabes como é importante manter as tuas partes íntimas sempre limpinhas e usar contracetivos para te protegeres, especialmente durante relações sexuais casuais. No entanto, o que não é tão óbvio para muitas mulheres é que, para manter um correto equilíbrio vaginal, também é muito importante cuidar do teu corpo por dentro. E isto é especialmente verdade se tiveres a tendência de sofrer frequentemente deste tipo de infeção.

Mas agora, se te sentes preparada para melhorar o teu bem-estar vaginal, não páres aqui e continua a ler.

Neste artigo vais encontrar muita informação útil, enriquecida por 5 dicas muito simples que te vão ajudar a ter uma vagina equilibrada e saudável e, consequentemente, a sentires-te mais confortável com o teu corpo e mais confiante em ti mesma!

Mas antes precisamos de dar um pequeno passo atrás e descobrir o que está por detrás do aparecimento deste problema...

Qual é a causa das infeções vaginais?

A vagina é a parte mais sensível do teu corpo, e é um verdadeiro santuário de equilíbrio. Por isso, necessita que cuides dela com o maior cuidado e delicadeza possível, para que se mantenha em perfeita saúde.

Mas, infelizmente, nem sempre podes ter um controlo total sobre a sua condição... Mesmo que tenhas uma higiene íntima adequada e tomes as devidas precauções durante as relações sexuais, podem ocorrer infeções vaginais.

E quando isto acontece recorrentemente, não é de admirar que comeces a ficar confusa e a duvidar de todas as tuas escolhas, desde os produtos de limpeza íntima e de lavandaria que compraste até ao tipo de roupa interior que usas.

Mas, como vês, o bem-estar vaginal não depende apenas da higiene íntima. Pelo contrário, também depende muito do que se passa dentro do teu corpo.

Um fator muito importante a manter sob controlo é o valor do pH, que indica quão ácidos ou básicos são os líquidos e os tecidos das tuas partes íntimas. É importante notar que o pH vaginal é diferente do encontrado noutras partes do corpo (principalmente devido à presença de probióticos) e deverá ser sempre ácido (entre 3,5 e 4,0).

Quando o valor do pH não é o ideal, as bactérias nocivas começam a proliferar e começam a surgir alguns sintomas de infeção, como comichão vaginal, corrimento espesso e esbranquiçado e mau cheiro.

E como não bastasse, todos estes incómodos podem ter um grande impacto na tua vida e na tua feminilidade. 

Não é de admirar que, por causa das infeções vaginais (especialmente quando se repetem vezes sem conta), te sintas derrotada, envergonhada, insegura e sem vontade de sair de casa para conviveres com amigos e familiares.

Eu sei, é frustrante. Mas não é uma coisa de que te tenhas de envergonhar!

Por mais irritante que seja, esta é uma condição que quase todas as mulheres experienciam, pelo menos uma vez na vida. O que podes fazer, no entanto, é começar a implementar alguns bons hábitos para melhorar o teu bem-estar e a tua autoestima.

5 dicas para prevenir infeções vaginais 

Não cometas o erro de procurar remédios estranhos para infeções vaginais do tipo "faça você mesmo". Na maioria dos casos, não só não funcionam como ainda podem piorar a situação. Em vez disso, experimenta estas 5 dicas para melhorar a saúde das tuas partes íntimas!

1. Lava apenas a vulva, ou seja, a parte externa

A parte interna do teu aparelho genital (ou seja, a vagina) é muito delicada e não precisas de fazer nada, porque ela limpa-se sozinha. É por isso que é melhor ficares longe de todo o tipo de irrigações vaginais, pois podem irritar ainda mais a zona.

A vulva, por outro lado, é a parte que precisa de uma pequena ajuda externa. Mas tem cuidado: utiliza apenas sabonetes íntimos que mantenham o pH vaginal correto, sem perfumes ou aditivos estranhos.

2. Mantém-te sequinha.

As bactérias nocivas proliferam em ambientes húmidos, portanto deves evitar ficar muito tempo com um fato de banho molhado ou com roupa interior encharcada de suor. Podem parecer situações inofensivas, mas são, na verdade, uma das muitas causas por detrás da ocorrência de infecções vaginais.

Por isso, após um treino ou um mergulho na piscina, lava-te e seca-te bem e veste roupa limpa e seca assim que tiveres oportunidade.

3. O algodão é o teu novo melhor amigo!

Embora a roupa interior de seda seja terrivelmente sexy, infelizmente não é ideal para a tua vagina, porque não a deixa respirar devidamente. Em vez disso, escolhe roupa interior de algodão.

Este tecido evita o excesso de humidade e, por isso, mantém-te fresca durante mais tempo durante o dia.

4. Evita calças demasiado justas

Mesmo que sejas a fã número um de calças justas, alguém lá em baixo poderá não partilhar a mesma paixão que tu. Quando usas calças demasiado justas, as tuas partes íntimas estão sujeitas a muita fricção e não são suficientemente ventiladas.

Estas condições podem interferir com o teu pH vaginal e, consequentemente, causar uma reação em cadeia de infeções. Em vez disso, experimenta usar calças de um tamanho maior ou com um corte mais confortável. Vais ver a diferença!

5. Começa a tomar um probiótico vaginal

Os probióticos vaginais podem ser tomados por via oral ou vaginal, e são incrivelmente eficazes para regularizar o pH da vagina (mantendo-o ácido) e para reequilibrar a flora do sistema genital (aumentando o número de bactérias boas).

Isto significa que também ajudam muito a combater as infeções vaginais, de uma forma totalmente natural!

Escolhe sentir-te melhor, por dentro e por fora: experimenta o probiótico vaginal For Her

Infelizmente, nem todos os probióticos e enzimas digestivas para o bem-estar vaginal contêm as bactérias certas para manter a tua flora vaginal em perfeito equilíbrio...

Foi por isso que decidimos criar For Her. É um probiótico que contém estirpes de lactobacilos (enzimas digestivas) que já estão naturalmente presentes no teu ambiente vaginal e que atuam como primeira linha de defesa contra os ataques microbianos.

É mantendo precisamente elevado o número de bactérias boas no teu trato genital que podes pôr fim ao ciclo vicioso das infeções vaginais em que entraste, e dizer adeus de uma vez por todas a todos os sintomas e desconfortos incómodos que daí advêm. Mas não ficarás apenas livre de infeções, como a tua flora vaginal estará mais equilibrada e consequentemente mais forte e resistente!

Além disso, é muito fácil de tomar: apenas 1 cápsula por dia, por via oral.

Então, de que estás à espera? Encomenda já hoje For Her e volta a viver a tua vida ao máximo, livre de desconforto e infeções vaginais!

Produtos para ti