TUMMYTOX blogs.

Como o colagénio pode prevenir o envelhecimento precoce

Num mundo em que a procura de uma pele jovem não tem fim, as mulheres estão sempre a tentar encontrar o remédio perfeito para as rídulas e as rugas.

Para muitas mulheres na casa dos 30, enfrentar os primeiros sinais de envelhecimento pode ser um desafio. Provavelmente já começaste a notar algumas mudanças no teu rosto, que contam a tua história de vida. Ver algumas rugas é completamente normal e natural. Quando procuras os melhores cuidados de pele anti-envelhecimento para reduzir o aparecimento de rugas, estamos aqui para te ajudar.

Adicionar colagénio à tua rotina pode ser o toque de magia que procuras, já que ajuda a nutrir a tua pele desde o interior, mantendo-a com um aspeto jovem.

How collagen can prevent premature aging

As primeiras mudanças na tua pele aos 30 anos

Desde que te lembras, a tua pele sempre foi firme, carnuda e tinha aquele brilho luminoso. Mas, aos poucos, começaste a notar alguma secura, linhas finas à volta dos olhos e da boca, e talvez até algumas manchas castanhas.

Nos teus vinte anos, a tua pele estava repleta de colagénio e elastina, o que a tornava mais carnuda e firme. Agora, a tua produção natural de óleo e a renovação celular estão a diminuir. Com o passar dos anos, a pele já não retém tanta hidratação como antes.

Que sinais poderás notar quando o teu bolo de aniversário tiver mais velas?

  • As rugas e as rídulas são as mais faladas porque, normalmente, são visíveis de imediato. Podem ser vistas no teu rosto e pescoço. A diferença entre as rídulas e as rugas é que as rídulas aparecem à superfície da pele e são superficiais, mas as rugas são mais profundas na tua pele.
  • A pigmentação é a consequência daquela pele beijada pelo sol e do brilho das férias. As manchas escuras na pele aparecem por volta dos 50 anos se passaste demasiado tempo ao sol sem um FPS (fator de proteção solar) adequado.
  • A secura e o tom baço andam de mãos dadas com o envelhecimento. À medida que envelheces, a tua pele não consegue produzir tanto óleo e tem dificuldade em reter a humidade, parecendo cansada e seca.
  • A flacidez aparece sobretudo à volta da linha do maxilar e é o resultado da perda de elasticidade. A força da gravidade também agrava a flacidez da pele, um fator que, infelizmente, não pode ser controlado apenas com cuidados de pele

O que a ciência diz sobre o colagénio

O colagénio é uma proteína composta por longas cadeias de aminoácidos. De facto, 30% da proteína total do teu corpo é colagénio.

O nome desta proteína vem da palavra grega "kolla", que significa cola – e, para ser justa, o colagénio atua como uma cola no teu corpo. É o principal bloco de construção da tua pele, músculos, ossos e outros tecidos conjuntivos.

 Existem cinco tipos de colagénio mais conhecidos:

  • O tipo I representa 90% de todo o colagénio do corpo. Encontra-o principalmente nos tecidos conjuntivos, como a pele, os tendões, os ligamentos e os ossos. 
  • O tipo II é uma proteína encontrada na cartilagem, nos ossos e noutros tecidos conjuntivos, proporcionando apoio às articulações.
  • O tipo III forma uma rede elástica nos teus pulmões, intestino, vasos sanguíneos e pele e está estritamente ligado ao colagénio de tipo I.
  • O tipo IV funciona como uma barreira entre os compartimentos dos tecidos e pode ser considerado como a espinha dorsal da membrana.
  • O tipo V encontra-se nas junções dermo-epidérmicas, na placenta e nos tecidos que contêm colagénio de tipo I. Ajuda a dispor e a organizar as fibras de colagénio no teu corpo.

E depois há o tipo X, o mais ignorado. Desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos e da cartilagem (tecido conjuntivo que protege as articulações e os ossos).

A parte mais triste é que a produção de colagénio diminui com a idade. Ter uma pele carnuda, firme e naturalmente hidratada na tua juventude é um luxo que normalmente aprecias quando desaparece. Por volta dos 25 anos, a tua produção de colagénio diminui 1% por ano.

Como o colagénio diminui à medida que as mulheres envelhecem

 5 benefícios do colagénio para a mulher e para a sua pele

Se te estás a perguntar se os suplementos de colagénio ajudam realmente, está na altura de dizeres adeus às tuas dúvidas. Uma revisão de 26 estudos confirmou resultados positivos na elasticidade e hidratação da pele*! E a melhor parte? Os estudos consideram mulheres que tomaram entre 1 e 12 gramas de colagénio por dia, durante 4 a 12 semanas.

O colagénio é uma proteína que o teu corpo produz naturalmente, mas à medida que envelheces, começas a perdê-lo. A perda de colagénio pode ser vista como os primeiros sinais de envelhecimento da pele, como a perda de elasticidade, ou dor e rigidez nas articulações.

Então, quais são os principais benefícios da suplementação de colagénio para a pele?

1. Retarda o envelhecimento da pele

A suplementação de colagénio estimula os fibroblastos (um tipo de célula que promove a formação de tecido conjuntivo) na tua pele. Estes fibroblastos reforçam então a estrutura das células e dos tecidos para melhorar a saúde da tua pele e, finalmente, retardar o envelhecimento.

2.  Aumenta a hidratação da pele

Uma partícula de colagénio chamada prolil-hidroxiprolina estimula a tua pele a aumentar a produção de ácido hialurónico (AH). Como provavelmente já sabes, o AH é a chave para a hidratação da pele, uma vez que promove o conteúdo de água e dá-lhe um aspeto gordo e hidratado.

3. Aumenta a elasticidade da pele

O colagénio é a principal proteína que constitui um terço do conteúdo proteico do teu corpo e suporta o tecido conjuntivo, o que permite que a pele mantenha a sua elasticidade e não pareça flácida e sem vida. Uma meta-análise de estudos sobre o efeito do colagénio oral provou um aumento da elasticidade da pele.

4. Melhora a circulação sanguínea na pele

O colagénio é a proteína que constrói as paredes dos vasos sanguíneos. Se esses vasos forem fortes e flexíveis, o colagénio assegura um bom fluxo sanguíneo para a pele.

5. Favorece a cicatrização de lesões na pele

Lembras-te dos fibroblastos? São eles que impulsionam a formação de novo tecido conjuntivo, e é o colagénio que os desperta! O colagénio estimula a formação de novos vasos sanguíneos e atrai os fibroblastos para o local da lesão.

Como identificar o melhor colagénio para a pele?

Quando te deparas com os primeiros sinais de envelhecimento e sabes que estás a perder uma percentagem preciosa de colagénio a cada ano, a melhor coisa a fazer é tomar um suplemento. Mas, com tantas variedades no mercado e todos a prometerem os melhores resultados, como podes saber qual é o melhor?

Eis o que deves procurar:

  • Suplemento de colagénio hidrolisado: As moléculas de colagénio são divididas em partículas muito mais pequenas (e mais facilmente absorvidas).
  • Péptidos de colagénio hidrolisado: Para tirar o máximo proveito do suplemento, procura péptidos de colagénio, uma vez que têm uma elevada biodisponibilidade e podem ser facilmente absorvidos pelo teu corpo
  • Ingredientes registados e patenteados: Para garantir a melhor qualidade, procura suplementos com ingredientes registados. Podes identificar estes ingredientes pelas marcas registadas adicionadas aos seus nomes.
  • Enriquecido com vitamina C: Imagina um portátil a funcionar sem eletricidade. Impossível, não achas? O mesmo se aplica ao colagénio e à vitamina C. A vitamina C contribui para a formação normal de colagénio e para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, da cartilagem e da pele.
  • Inclui várias fontes de colagénio: Esta estratégia oferece uma abordagem mais abrangente para preencher as lacunas do colagénio perdido. Como mencionado anteriormente, diferentes tipos de colagénio funcionam em sinergia e não existe apenas um tipo que beneficie a pele. Quanto mais, melhor!

Existe um colagénio para mulheres que tenha tudo isso?

Claro, se souberes onde procurar (piscadela).

Formulado com péptidos de colagénio hidrolisado e enriquecido com vitamina C e biotina, o Miss Collagen da TummyTox é muito mais do que um suplemento anti-idade comum.

Foi elaborado com 2 poderosas fontes de colagénio: colagénio bovino hidrolisado e colagénio de membrana de casca de ovo ESM® para apoiar totalmente os diferentes tecidos do teu belo corpo.

O Miss Collagen não só tem duas fontes desta proteína superstar, como também é uma combinação premium de quatro tipos diferentes de colagénio: I, III, V e X!

Com esta ação 4-em-1, pode oferecer apoio à tua pele, cabelo, vasos sanguíneos e articulações - e aumentar a tua produção de colagénio até 69%!

Devido à sua forma hidrolisada, consegue atingir as camadas mais profundas da pele, que necessitam de maior nutrição.

Combinámos os peptídeos de colagénio com ingredientes poderosos, como a biotina (também chamada "vitamina da beleza") e a vitamina C, para dar à tua pele os cuidados de que necessita e ajudar-te a prevenir o envelhecimento prematuro.

Se estás a pensar no sabor, garantimos-te que vais adorar o delicioso sabor a amora. E se gostas de inovar, este pó é perfeito para misturar em batidos ou taças de iogurte.

Sem querer retroceder o tempo, as mulheres modernas tomam o assunto nas suas próprias mãos e nutrem a pele de dentro para fora, assegurando uma alimentação adequada para prevenir o envelhecimento prematuro

Fontes:

Marshall, C. D., Hu, M. S., Leavitt, T., Barnes, L. A., Lorenz, H. P., & Longaker, M. T. (2018). Cutaneous scarring: basic science, current treatments, and future directions. Advances in Wound Care, 7(2), 29–45. https://doi.org/10.1089/wound.2016.0696

Pu SY, Huang YL, Pu CM, Kang YN, Hoang KD, Chen KH, Chen C. Effects of Oral Collagen for Skin Anti-Aging: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2023 Apr 26;15(9):2080. doi: 10.3390/nu15092080. PMID: 37432180; PMCID: PMC10180699.

Produtos para ti