TUMMYTOX blogs.

Como evitar que a TPM estrague o teu verão

O verão deve ser uma época de diversão, mas a TPM pode arruinar os teus planos. Em vez de desfrutares do sol e relaxares na praia, acabas por ficar na cama a tentar aliviar o desconforto.

O calor pode agravar os sintomas da TPM. Inchaço, fadiga, mau-humor e pele irritada são comuns. Mas não te preocupes, o teu verão não está perdido.

Descobre o porquê a TPM piora nos meses quentes e o que podes fazer em relação a isso! 

How to stop PMS from ruining your summer

Porque os sintomas da TPM são piores no verão?

Provavelmente pensas que é devido ao calor, mas há muitas razões para que os teus sintomas de TPM pareçam piorar durante o verão. 

  • As temperaturas elevadas e a humidade podem fazer com que retenhas mais água, causando inchaço e desconforto
  • Os ambientes quentes e húmidos também são perfeitos para as infeções fúngicas. As infeções vaginais podem tornar os sintomas da TPM ainda mais insuportáveis. Muda de biquíni molhado o mais depressa possível e protege a tua saúde vaginal com os probióticos vaginais For Her.

  • A interrupção da rotina afeta o teu sono, humor e hormonas. Ficar acordada até mais tarde, dormir menos ou passar férias prolongadas pode virar o teu dia-a-dia de pernas para o ar. Menos sono, uma dieta diferente e mudanças de atividade desregulam as tuas hormonas e tornam a semana da TPM a mais temida do mês.
  • Quando o tempo aquece, transformamo-nos em verdadeiras borboletas sociais, cheias de eventos no calendário. Mas quando estás com sintomas de TPM, a última coisa que queres é correr por aí e socializar. Essa pressão adicional pode intensificar os sintomas da tua TPM, tornando esses períodos ainda mais difíceis.
  • O verão é também a época dos coquetéis, Aperol spritzes, Long Island Ice Teas e outras bebidas alcoólicas divertidas. Infelizmente, beber (demasiado) álcool antes do período pode piorar as tuas dores pré-menstruais.

5 dicas para combater os sintomas da TPM no verão

1. Bebe muita água

É super importante beberes mais água no calor do verão. Não só melhora a saúde da tua pele e pode ajudar-te a perder peso, como a hidratação também diminui significativamente os sintomas do período pré-menstrual.

Não beber água suficiente pode resultar em mais inchaço, dores de cabeça fortes, cãibras e fadiga. Cuidado com os alimentos salgados, como batatas fritas ou bolachas – eles podem desidratar-te ainda mais.

Por isso, mantém uma garrafa de água sempre contigo e não te esqueças de te hidratar regularmente!

2. Come muito marisco

Consegues imaginar umas férias sem peixe grelhado, massa de marisco ou esparguete com amêijoas? Aproveita e desfruta desses pratos deliciosos!

O marisco é extremamente rico em ácidos gordos ómega 3, que desempenham um papel importante no equilíbrio hormonal. Os ómega 3 têm fortes propriedades anti-inflamatórias e são os teus melhores aliados, pois reduzem a gravidade das dores e tristezas da TPM.

Não te preocupes se não achares o marisco apetitoso; podes sempre optar por suplementos de ómega 3 – certifica-te apenas de que contêm EPA e DHA em quantidades adequadas.

Para te poupar horas de pesquisa online, pensámos em todas as necessidades das mulheres quando criámos as cápsulas OMG-3.

Cada cápsula contém 1000 mg de ácidos gordos ómega 3 e três vezes o mínimo necessário de EPA e DHA (500 mg de EPA e 250 mg de DHA, para ser exata). As cápsulas moles estão cheias de óleo de peixe ómega 3 puro de anchovas, mas sem qualquer sabor a peixe.

3. Faz da tua caminhada diária uma prioridade

Quando começas a fase lútea (que é quando a TPM normalmente ocorre), não é recomendável fazer atividades pesadas, como levantamento de peso ou exercícios HIIT. Não é por acaso que te cansas facilmente nesta fase - o teu corpo está a avisar-te para ires com mais calma.

Opta por exercícios leves, como ioga e caminhadas. Caminha durante 30 minutos por dia para acalmar o teu sistema nervoso e relaxar a mente - o teu corpo (e o útero) vão agradecer! Uma caminhada rápida diária pode aliviar as cólicas e reduzir o inchaço.

4. Dorme o suficiente

Provavelmente já sabes que deves dormir pelo menos 8 horas por noite, mas 60% das mulheres ainda dormem menos do que a quantidade recomendada.

Se te perguntas como a TPM e o sono estão relacionados, fica a saber que a qualidade do sono pode afetar a duração do teu ciclo e a gravidade dos sintomas pré-período.

Não ter uma boa rotina de sono (noites curtas, ir para a cama a horas irregulares) pode tornar o teu período mais intenso e perturbar o teu ciclo. Além disso, muitas mulheres ficam de mau-humor durante a fase lútea quando não priorizam o sono.

Nada é tão importante como o teu merecido descanso - nem mais um episódio da tua série favorita, nem mais um capítulo do livro, nem passar pelas redes sociais. Define hoje um alarme para a hora de ires para a cama e vê o quanto a tua vida (e a tua TPM) pode melhorar só por dormires o suficiente!

5. Deixa que o PMS Balance salve o teu verão

Não deixes que essa altura do mês se torne o teu verão inteiro. Recupera o controlo sobre a tua fase lútea e combate os sintomas da TPM com PMS Balance.

A sua poderosa fórmula com extrato de açafrão (Safr'Inside™), magnésio, erva-cidreira, alchemilla e uma mistura de vitaminas e minerais, torna este suplemento perfeito para promover o conforto antes e durante o teu período.

Como o PMS Balance pode ajudar-te a ter um verão confortável e sem TPM:

  • Promove o equilíbrio hormonal, a serenidade e um bom humor;
  • Ajuda-te a controlar o peso
  • Mantém a pele limpa, estimulando a microcirculação
  • Reduz a fadiga e ajuda-te a ter um sono reparador

Este ano, não deixes que a TPM estrague os teus planos. Desfruta do verão sem preocupações e de forma saudável

Fontes:

Mohammadi MM, Dehghan Nayeri N, Mashhadi M, Varaei S. Effect of omega-3 fatty acids on premenstrual syndrome: A systematic review and meta-analysis. J Obstet Gynaecol Res. 2022 Jun;48(6):1293-1305. doi: 10.1111/jog.15217. Epub 2022 Mar 9. PMID: 35266254.

Harvard Health. (2016, July 19). Women and sleep: 5 simple steps to a better night’s rest. https://www.health.harvard.edu/womens-health/women-and-sleep-one-simple-step-to-a-longer-healthier-life