Como as hormonas influenciam o teu peso
Quando estás chateada por teres engordado alguns quilos, as hormonas são provavelmente a última coisa em que pensas. Mas não deviam ser!
O que se passa é que as hormonas oscilam. As alterações hormonais ocorrem no dia a dia, mês a mês e em diferentes fases da tua vida. Isto é normal!
De facto, as pequenas mudanças nos teus níveis hormonais são uma coreografia bem ensaiada para manter o teu corpo saudável, e isso inclui o controlo do peso. Infelizmente, as tuas hormonas nem sempre estão em equilíbrio porque, bem, vivemos num ambiente muito stressante e poluído que facilmente pode causar desequilíbrios hormonais.
Vejamos como estes problemas hormonais podem (e vão!) afetar o teu peso e como podes impedir que tal aconteça!
Esses quilos a mais são um aumento de peso hormonal?
Os desequilíbrios hormonais são algo com que muitas de nós lidamos. Aliás, 80% de nós, para ser mais exata. Que loucura, não achas? Se estás a tentar descobrir se a gordura que ganhaste recentemente é hormonal, as possibilidades são elevadas.
Mas primeiro deixa-me explicar o que é o aumento de peso hormonal. Estamos todas familiarizadas com o aumento de peso "normal" - sabes, quando te entregas a uma Bola de Berlim extra todos os dias de praia ou quando não fazes exercício durante vários meses (ups!), e o teu corpo começa a acumular essas calorias adicionais.
Depois, há o aumento de peso repentino e hormonal, que não se importa que tenhas seguido uma dieta equilibrada e ido ao ginásio três vezes por semana.
Sabes, os desequilíbrios hormonais são mais do que apenas mudanças de humor. Na maioria das vezes, o teu metabolismo abranda, e é como se o teu corpo travasse a queima de gordura. As hormonas também podem ser a verdadeira razão pela qual tens estado a olhar para aquele frasco de bolachas o dia todo! Estas podem realmente interferir com os teus sinais de fome e fazer-te desejar as opções não tão saudáveis.
Mas o que talvez não saibas é que as hormonas também são responsáveis por onde vai parar a gordura extra. Ancas, coxas, papada, talvez a tua barriga?
E não importa o que faças. Quando as tuas hormonas estão desarrumadas, a balança provavelmente não penderá a teu favor.
Quando o estrogénio se apodera de ti
Existem muitas hormonas diferentes no teu corpo, e cada uma delas tem um papel único. Podes estar agora a perguntar-te que hormona afeta o teu peso. Bem, a insulina, o cortisol, as hormonas da tiroide - todas elas desempenham o seu papel. Mas o estrogénio? Este é, sem dúvida, o protagonista.
Especialmente quando domina todo o programa hormonal! A isto chama-se dominância estrogénica, e é quando os níveis de estrogénio disparam enquanto as outras hormonas lutam para os acompanhar.
O equilíbrio do teu corpo está desequilibrado, e tu também te podes sentir um pouco desequilibrada, para dizer o mínimo!
Num momento estás feliz, no outro estás irritada. O teu cérebro parece estar a desligar-se sempre que precisas de te concentrar. Estás cansada, mas parece que não consegues adormecer. A tua barriga está tão inchada que quase não te cabe a roupa por cima dela.
Mas não há problema; não é que queiras sair de casa. Tudo o que queres fazer durante o dia é esconderes-te debaixo de uma manta com uma fatia de bolo de chocolate. E depois há o excesso de gordura que apareceu do nada e que agora se encontra confortavelmente à volta das tuas ancas, coxas e nádegas.
Sem stress; não ficas impotente perante este drama hormonal!
Como evitar o aumento de peso hormonal
Há uma forma de ajudar o teu corpo antes que os problemas hormonais controlem a tua vida. Coisas como o stress, alimentos altamente processados, açúcar refinado e produtos químicos na tua maquilhagem podem privar-te da capacidade de equilibrar as hormonas.
Embora possas não querer dizer adeus à maquilhagem para já, é super importante encontrares a tua zona zen, dormires o suficiente e nutrires o teu corpo com alimentos integrais para prevenir o desequilíbrio dos estrogénios.
Mas isso, infelizmente, não é suficiente quando já estás a sofrer uma dominância de estrogénios. Nesta altura, a melhor maneira de lidar com isto é dar prioridade à desintoxicação de estrogénios.
Há dois órgãos encarregados de eliminar o excesso de estrogénios: o fígado e o intestino. Como ambos estão a trabalhar horas extraordinárias, precisam de todo o apoio possível.
É aqui que Hormone Balance entra em ação.
Esta solução totalmente natural e sem hormonas reforça o potencial desintoxicante do fígado e melhora a saúde intestinal, promovendo também o equilíbrio hormonal. Contribui para a capacidade do teu corpo de equilibrar os estrogénios e expulsar o excesso.
O que significa que o desequilíbrio de estrogénios deixará de sabotar o teu peso e voltarás ao teu estado saudável habitual.
Se estás preparada para fazer com que essas hormonas se harmonizem contigo e acabar com o aumento de peso hormonal, experimenta Hormone Balance já!
Produtos para ti
Podes também ter interesse