TUMMYTOX blogs.

7 maneiras de manter o stress em quarentena!

Nas últimas semanas, as nossas vidas mudaram muito. Encontramo-nos trancadas em casa, sem liberdade. Portanto, não é de estranhar que esta situação nova e irreal nos provoque stress.

No entanto, podemos reduzir o stress com algumas técnicas eficazes, que não são difíceis. Descobre como te podes ajudar.

image

O que é o stress?

O stress é uma resposta psico-física natural de um corpo ao perigo potencial. Com o stress, a hormona cortisol é activada, o que coloca o corpo no modo "fugir ou lutar". É um sinal que o cérebro envia ao corpo, é como se estivesse a dizer: "Atenção! Prepara o corpo para um grande perigo! Pára todas as funções que não são essenciais imediatamente e concentra-te em proteger o corpo do perigo".

Estas são reações naturais e úteis, até necessárias para a evolução, se durarem pouco tempo... estamos a falar de stress agudo. Quando "o perigo" passar, superaremos a situação stressante, em vez disso, o corpo retornará ao seu estado normal.

O problema, no entanto, ocorre com o stress duradouro - o stress crónico, com o qual muitos se encontram na vida, e não apenas agora. O corpo está sempre em alerta e não consegue relaxar, o que causa cansaço e transtornos mentais. Não conseguimos pensar de forma clara e racional, agir efectivamente e, obviamente, não podemos aproveitar a vida. De facto, podemos sentir raiva, destruição, problemas de concentração, nervosismo, cansaço...

O stress afecta gravemente o sistema cardiovascular, o sono, a reprodução, o sistema imunitário...

Manter o stress sob controlo

A quarentena está a provocar stress a muitas de nós. Talvez sejas da opinião de que não precisas de te defender do stress... de qualquer forma, reunimos algumas técnicas eficazes para combater o stress, que também são recomendadas por psicólogos e psiquiatras durante as suas terapias.

1. Diminuir o consumo de álcool e cafeína

Muitas vezes ajuda-nos com várias coisas para diminuir o stress, mas ingerir álcool e cafeína piora o stress.

2. Seguir uma dieta saudável e equilibrada

Tomar as quantidades certas de nutrientes essenciais fortalece o sistema imunitário e ajuda o corpo a defender-se eficazmente contra as consequências negativas do stress duradouro. E agora o sistema imunitário é mais importante do que qualquer outra coisa.

Condividi con le tue amiche le idee per delle ricette sane. Ne trovi alcune anche sul nostro blog:

Receitas para um pequeno-almoço saudável »

Pequeno almoço para um dia cheio de energia »

3. Organiza o teu dia

Cria um plano diário, pensa no que gostarias de fazer durante o dia, de manhã à noite. O plano deve ser viável - se disseres que vais treinar por 1 hora às 6 da manhã (quando na verdade nunca treinas e não consegues acordar antes das 10) e não poderás executar o plano, isto vai aumentar o stress e vai-te fazer sentir-te mal-humorada.

No teu plano, tens sempre tempo para fazer o que gostas! Joga, brinca, lê, cozinha, desenha, vê as tuas séries favoritas... Faz o que quiseres. De seguida, partilha as tuas ideias sobre como passar o teu tempo livre com os amigos - recomenda-lhes bons filmes, livros, jogos...

4. Assumir o controlo do que sabes que podes mudar e aceitar o facto de não poder controlar tudo

Ficas nervosa quando estás a ver TV porque estão sempre a falar da mesma coisa? Desliga-a! Lê as notícias uma vez por dia para te manteres informada sobre o que está a acontecer. E passa o resto do dia dedicada a outra coisa.

Especialmente agora nesta situação, não há necessidade de ler todos os comentários nas redes sociais. Cada uma de nós tem a sua própria opinião e alguns precisam de partilhá-la com os outros. Mas certamente não é o teu dever ler todos os comentários. Infelizmente,  não podes controlar a maneira como os outros se comportam.

5. Aproveitar o tempo para respirar e relaxar

Meditação, ioga, respiração adequada... tudo isto pode ajudar-te a relaxar e a esquecer os problemas por um tempo. Encontra alguns vídeos na internet e experimenta fazer alguns exercícios de ioga.

Quando perceberes que paraste de respirar, respira rapidamente ou profundamente, pára, fecha os olhos e, por alguns minutos, concentra-te apenas na respiração profunda.

Para controlar o stress e ansiedade podes experimentar a técnica de respiração 4-7-8:

  • fica à confortável, coloca a língua no palato, atrás dos dentes superiores e fecha a boca;
  • respira normalmente e silenciosamente pelo nariz por 4 segundos;
  • prende a respiração e conta até 7 segundos;
  • expira o ar dos pulmões por 8 segundos, os lábios devem estar relaxados, como se quisesses dizer "fuuu";
  • ripete 4 vezes.

6. Conversar

Conversa sobre os teus sentimentos com as pessoas que mais amas. Relaxa, não és a única nesta situação! De qualquer forma, embora possa ser difícil agora, experimenta conversar sobre outras coisas e não apenas sobre a quarentena e a pandemia.

7. Fazer actividade física suficiente

Mesmo que não tenhas a intenção de sair da quarentena como modelo de fitness, treina! A actividade física activa a hormona da felicidade, que diminui o stress.

Coisas que podes fazer em casa?

  • mete a tocar uma música que gostes e dança,
  • faz jogos que incluam muito movimento (jogos interactivos, às escondidas, à apanhada...),
  • dá uma espreitadela ao nosso ginásio e treina em casa. Podes seguir as 4 semanas de treino diário, que disponibilizamos gratuitamente no nosso site. Clica aqui para treinares em casa »
  • também faz sexo :-)