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7 dicas para manteres o teu intestino saudável este verão

O teu calendário de verão inclui provavelmente pelo menos um destes eventos: um churrasco, uma escapadela à praia, um casamento, um aniversário, umas férias ou um concerto.

Estes eventos têm duas coisas em comum: comida boa (mas pesada) e bebidas alcoólicas refrescantes (mas muitas vezes de que te arrependes). É fácil esquecer como podem afetar a tua digestão.

Para a maioria das mulheres, este tipo de comida e bebida provoca frequentemente dores de estômago, obstipação, inchaço e sensação de enjoo. Mas como podes evitar todas as dores de barriga e continuar a desfrutar destes eventos tão esperados?

7 tips to keep your gut healthy this summer

Vejamos o que pode causar problemas digestivos e como os podes evitar com estas 7 dicas inteligentes.

1. Hidratação, hidratação e hidratação!

A chave para uma boa digestão é a água. Passar a maior parte do teu dia ao sol, a beber bebidas alcoólicas e a comer snacks salgados desidrata o teu corpo e pode causar obstipação e inchaço.

A água faz com que as coisas se movam suavemente no teu aparelho digestivo e evita que a tua barriga se transforme num balão.

Mantém uma garrafa de água sempre contigo e tenta controlar a tua ingestão de água para te manteres hidratada. Procura beber pelo menos 8 copos por dia (ou 2 litros), ou até mais se tiveres sede!

2. Come de forma consciente

Os piqueniques, as festas e outros eventos gastronómicos estão cheios de petiscos saborosos e alimentos difíceis de evitar. Claro que podes comer um pouco de tudo, mas tenta evitar comer demasiado.

Comer em excesso pode provocar desconforto digestivo e fazer-te sentir mal. Pratica uma alimentação consciente, saboreando cada dentada que dás, comendo devagar e ouvindo os sinais de saciedade do teu corpo. Comer várias refeições mais pequenas em vez de apenas algumas grandes também pode fazer uma grande diferença!

Permite que o teu aparelho digestivo digira totalmente todos os alimentos deliciosos e evita dores de barriga e prisão de ventre.

3. Verifica a segurança da água

Quando planeias umas férias e fazes as malas com tudo o que é essencial, verifica sempre a segurança da água no teu destino. Em alguns locais (não necessariamente em todo o país), a água da torneira pode não ser segura para beber.

Limita-te a beber água engarrafada e usa-a também para lavar os dentes.

Evita colocar cubos de gelo nas tuas bebidas, a menos que tenhas a certeza de que são feitos de água purificada (pergunta sempre ao empregado do bar), e pede bebidas engarrafadas.

4. Cuidado com o marisco

Consegues imaginar um dia à beira-mar sem um jantar cheio de mexilhões, camarões, amêijoas e vieiras? O marisco é uma obrigação quando estás de férias.

Mas as coisas podem piorar muito rapidamente. Se ainda não tiveste uma intoxicação por marisco, considera-te com sorte.

Infelizmente, não podes saber se a tua comida está contaminada só de olhar para ela, mas podes cheirá-la em certos peixes ou conchas. Se o teu marisco tiver um cheiro desagradável, não o comas.

Certifica-te de que comes marisco de fontes comboa reputação, uma vez que marisco mal armazenado ou mal cozinhado pode provocar vómitos, diarreia e dores de estômago. É melhor verificares as críticas de um restaurante no Google, no TripAdvisor ou no TikTok antes de decidires jantar lá.

5. Mantém-te ativa

Apesar de reservares os teus dias de férias para relaxares mental e fisicamente, uma caminhada diária rápida pode fazer maravilhas pela tua digestão.

Todas sabemos como a comida de hotel pode fazer com que fiquemos com prisão de ventre e inchadas. Isto acontece porque os nossos intestinos não estão habituados ao pão específico, ao queijo, à compota ou mesmo à carne que servem no hotel. Normalmente, este tipo de comida está repleto de gorduras pesadas, sal, açúcares e intensificadores de sabor.

A atividade física diária estimula o aparelho digestivo e previne a prisão de ventre. Se isto não te ajudar, bebe uma chávena de café preto depois do pequeno-almoço! Para evitar a sensação de inchaço logo após o pequeno-almoço, dá um pequeno passeio diário (ou nada) todas as manhãs. Desta forma, podes apreciar a bela paisagem no teu destino.

6. Limita o consumo de álcool

Embora terminar o dia com um copo de vinho seja perfeitamente aceitável, fica a saber que o excesso de álcool pode provocar o caos na tua digestão.

O álcool perturba o teu equilíbrio intestinal, irrita o revestimento do estômago, mata as bactérias intestinais saudáveis e interfere com a absorção de nutrientes. Como resultado, podes sofrer de inflamação, refluxo ácido e diarreia.

Para te prevenires desta situação, limita-te a beber apenas algumas bebidas por ocasião e bebe água pelo meio. Desta forma, também podes evitar a terrível ressaca no dia seguinte!

7. Probióticos para a digestão

Evita que os teus dias de verão sejam arruinados pelo teu intestino e protege-o a partir de dentro. Os probióticos são os melhores amigos do teu intestino, especialmente durante as atividades de verão.

O suplemento Good Gut está cheio de prebióticos e probióticos para a saúde da digestão. Os probióticos apoiam o teu intestino, equilibrando a flora, ajudando a digestão e prevenindo o inchaço e o desconforto, enquanto os prebióticos reduzem a inflamação no corpo, melhoram o metabolismo e mantêm as tuas idas à casa de banho regulares.

Se ainda assim tiveres azar e enfrentares uma intoxicação alimentar ou por água, Good Gut pode ajudar o teu intestino a recuperar mais rapidamente.

Cada cápsula de Good Gut contém 11 estirpes probióticas com ação prebiótica que são realmente eficientes na restauração e manutenção do equilíbrio natural da tua flora intestinal.

As 11 estirpes probióticas do Good Gut são altamente estáveis e potentes, o que significa que vão chegar onde são mais necessárias - ao teu intestino!

Os probióticos Good Gut para a digestão ajudam-te a:

  • Reduzir o inchaço, mantendo o teu intestino saudável.
  • Melhorar a digestão com bactérias benéficas que ajudam a decompor os alimentos e a garantir que obténs o máximo de nutrientes dos alimentos que ingeres.
  • Aumentar a imunidade porque um intestino saudável leva a um sistema imunitário mais forte. Desta forma, podes combater facilmente as constipações de verão.
  • Manter a regularidade e evitar a obstipação ou a diarreia (que normalmente surgem sempre com as viagens e as mudanças na dieta).
  • Aliviar a sensibilidade alimentar, promovendo uma flora intestinal equilibrada e forte, para que possas saborear as delícias do verão sem preocupações durante todo o verão.

Não deixes que os problemas digestivos estraguem o teu verão. Bebe água, come com atenção e protege o teu intestino com probióticos Good Gut para manteres as dores de barriga afastadas e aproveitares ao máximo a estação solarenga.

Fontes

Bode C, Bode JC. Alcohol's role in gastrointestinal tract disorders. Alcohol Health Res World. 1997;21(1):76-83. PMID: 15706765; PMCID: PMC6826790.

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