TUMMYTOX blogs.

7 Sinais de Alerta que Podes Estar à Beira de Um Burnout

Já todas vimos as hashtags, as frases motivacionais e as stories de Instagram de mulheres dedicadas e trabalhadoras que superam tudo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas sejamos realistas por um momento. O conceito de "Hustle Culture" (ou em português, cultura da agitação), que glorifica o ritmo de trabalho non-stop e o (possível) sucesso, pode levar-nos a uma ideia ilusória de perfeição que não é tudo o que se pensa ser.

7 warning signs you're heading towards burnout

Todas estamos dispostas a aceitar uma certa quantidade de stress nas nossas carreiras e nas nossas vidas, mas, por vezes, isso pode levar-nos a prejudicar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal... Tal como, a deixar de parte a nossa saúde e, consequentemente, levar-nos a uma condição preocupante conhecida como burnout (ou esgotamento).

O que é o burnout?

O que acontece no teu corpo quando enfrentas uma situação de stress?  Bem, o cortisol, a principal hormona do stress, desencadeia alterações no corpo que te ajudam a reagir aos factores de stress. Isto inclui coisas como aumentar os níveis de açúcar no sangue e desacelerar funções não essenciais para garantir que tens energia suficiente para lidar com uma situação difícil.  

Embora um pouco de stress de vez em quando possa dar-te o impulso de que precisas para superares a tua vida quotidiana e a tua carreira, os níveis de cortisol constantemente elevados são muito difíceis de aguentar para o corpo.  Eventualmente, o stress incessante pode levar ao esgotamento e ao burnout - um estado de completa exaustão mental, física e emocional do qual é muito mais difícil recuperar.

Por isso, antes de chegar a esse ponto, vejamos como podes detetar quando os teus sintomas de stress estão a chegar ao ponto de passar para o território perigoso dos sintomas de burnout!

7 sinais de alerta de burnout que não devias ignorar  

1. Cansaço constante 

Não do tipo “fiquei acordada até tarde a ver Netflix”. É uma exaustão incessante e generalizada que se infiltra em cada músculo e pensamento. Mesmo depois de uma noite inteira de sono ou de um fim de semana descontraído, acordas como se tivesses corrido uma maratona, sem energia para enfrentar o dia seguinte.

2. Falta de motivação e de concentração 

O stress pode alterar os circuitos cerebrais, dificultando a concentração e a resistência às interrupções. Tarefas de trabalho que antes resolvias com facilidade parecem agora avassaladoras. Os erros tornam-se mais frequentes e a qualidade do teu trabalho diminui.

3. Mudanças de humor

As tuas emoções tornam-se imprevisíveis. Num momento, estás à beira das lágrimas devido a um pequeno contratempo, como uma chávena de café entornada; no momento seguinte, sentes um profundo entorpecimento, desligado do ambiente que te rodeia e dos teus entes queridos.

4. Problemas interpessoais 

Sentes-te a afastar-te dos amigos, da família ou dos colegas? Ao contrário de precisar apenas de algum “tempo para mim”, afastar-se demasiado pode ser uma tentativa subconsciente de proteger as tuas reservas emocionais cada vez mais reduzidas.

5. Não cuidares de ti mesma

A quebra de energia e de motivação pode perturbar a tua rotina habitual de cuidados pessoais. Podes começar a saltar o teu ritual habitual de cuidados com a pele antes de ires para a cama, faltar-te a inspiração para prepares a roupa do dia seguinte, ou arranjar uma desculpa qualquer para não fazeres os exercícios que costumavas adorar.

6. Pouco ou demasiado apetite

Alguns dias, podes ter zero apetite, sentindo que comer é apenas uma tarefa cansativa. Outros dias, podes recorrer a comfort food, traduzido literalmente como “comida confortante”, exagerando e comendo tudo para lidar com o aumento do stress e das emoções.

7. Sinais físicos de stress

Para além do impacto mental e emocional, o teu corpo começa a mostrar sinais de protesto. Dores de cabeça frequentes, dores inexplicáveis, problemas digestivos ou flutuações súbitas de peso podem tornar-se parte do teu dia-a-dia.

Dicas para combater os sinais de alerta de burnout 

Se não souberes por onde começar, a meditação ou os exercícios de respiração podem ajudar-te a aprender técnicas de relaxamento úteis, às quais podes recorrer sempre que tiveres dificuldades.

técnica de respiração para aliviar o stress

O exercício físico é outra excelente forma de combater o stress - mesmo que seja apenas um pequeno passeio, alongamentos ligeiros, um fluxo de ioga relaxante de 10 minutos... Todos os pequenos gestos podem ajudar a ativar as hormonas da felicidade e a melhorar o teu humor. 

Não te esqueças do repouso! Toma um duche ou um banho quente antes de te deitares para relaxar, evita os ecrãs e lê um livro, e anota as tuas preocupações no teu diário antes de te deitares, o que te permite limpar a mente e abrir espaço para sonhos tranquilos.

Combate o stress e o burnout com as cápsulas Cortisol Balance e as gomas Stress Relief! 

Nós sabemos bem como é. A vida pode tornar-se caótica. É aí que Cortisol Balance entra em ação e ajuda-te a enfrentar o stress de cabeça erguida.

Como é que funciona? Bem, Cortisol Balance é feito com alguns ingredientes poderosos que reduzem o stress. A Ashwagandha ajuda o teu corpo a adaptar-se ao stress, a Rhodiola aumenta o desempenho cerebral e as vitaminas B5 e B6 ajudam a reduzir o cansaço e a fadiga.  

Estas pequenas, mas poderosas cápsulas são exatamente o que precisas para aliviar o stress. Obtém-nas hoje e enfrenta o mundo com uma sensação de calma.

Não és grande fã de cápsulas? Não te preocupes! Obtém os mesmos benefícios com as nossas deliciosas Gomas Stress Relief. É o autocuidado mais doce que encontrarás!

Lembra-te, não há problema em dar um passo atrás, respirar e  dar prioridade a TI mesma, e depois dar dois passos em frente. Os nossos produtos estão aqui para te apoiar em cada passo do caminho!

Produtos para ti