TUMMYTOX blogs.

O guia completo para seres uma SUPER MÃE

Olá, querida nova mamã! Antes de mais, deixa-me dizer-te que estás a fazer um trabalho incrível. Tornares-te mãe é uma mudança de vida enorme e é totalmente normal sentires-te um pouco sobrecarregada.

Acredita em mim, já todas passámos por isso.

As noites sem dormir, as mudanças intermináveis de fraldas, os altos e baixos emocionais, as preocupações constantes, a sensação de que perdeste a tua identidade... E sabes que mais? É perfeitamente normal, e não faz mal sentires que ainda estás a descobrir as coisas!

Ultimate guide to being a super mom

Por isso, pega num café (sabemos que precisas), senta-te e conversemos sobre os desafios que podes estar a enfrentar e descubramos algumas formas de tornar a vida de mãe mais fácil para ti.

A realidade da maternidade

A vida pós-parto é uma viagem simultaneamente bela e complexa. A alegria que sentes ao olhar para o teu recém-nascido adormecido é também acompanhada por alterações hormonais e mudanças de humor extremas, privação de sono que transforma as noites em dias e os dias num turbilhão, uma mudança nas tuas rotinas diárias que te pode fazer sentir que toda a tua vida agora só gira em torno de cuidar do teu bebé, e muito mais.

Passemos a analisar alguns dos maiores obstáculos que as novas mães podem enfrentar.

Alterações hormonais

Uma das primeiras coisas que podes notar após o parto são as mudanças extremas de humor. Num minuto estás eufórica, a segurar o teu lindo bebé recém-nascido, e no outro estás a chorar incontrolavelmente. É completamente normal. O teu corpo está a reajustar os seus níveis hormonais e isso pode causar estragos nas tuas emoções, no teu sentido de identidade e nas tuas relações, incluindo com o teu parceiro.

Se achas que te estás a esforçar mais do que pensas, pode ser um sinal de depressão pós-parto ou de ansiedade pós-parto. Não ignores o problema; fala com o teu profissional de saúde para um diagnóstico e tratamento adequados.

Exaustão

If you find it hard to fall sleep at that given moment, take the time to do something else that you enjoy, like watching an episode of your favourite sitcome. It can still help feel more rested and fulfilled. Don’t forget that your body is recovering from a significant event, and rest is crucial for your postpartum recovery.

Dormir? O que é isso? Com um recém-nascido, o teu horário de sono é agora mais como uma sucessão de sestas curtas. O bebé precisa de comer de duas em duas horas, o que significa que também estás acordada. É cansativo, mas lembra-te que também é temporário.

Tenta dormir quando o bebé dorme, mesmo que seja apenas uma sesta rápida. Podes achar que essa é a oportunidade perfeita para pôr as tarefas em dia - aquela pilha de roupa há muito esquecida, aqueles biberões que precisam de ser limpos, e podíamos continuar. Mas é realmente importante tirar algum tempo para relaxar. 

Se tiveres dificuldade em adormecer nesse momento, aproveita para fazer outra coisa de que gostes, como ver um episódio da tua série favorita. Pode ajudar-te a sentires-te mais relaxada e bem disposta. Não te esqueças que o teu corpo está a recuperar de um acontecimento significativo e que o descanso é crucial para a tua recuperação pós-parto.

Desafios da amamentação

Amamentar é uma escolha e uma experiência profundamente pessoais. Para algumas, é uma viagem tranquila, enquanto que para outras é carregada de desafios, como mamilos doridos, pouca produção de leite ou dificuldades em agarrar a mama.

A sociedade idealiza muitas vezes a amamentação e faz parecer que deveria ser um aspeto da maternidade sem esforço, mas a realidade é que muitas mães têm dificuldades. O facto de muitas vezes não se falar sobre isso pode ser isolador para as novas mães e despertar sentimentos de inadequação. Mas sejamos honestas: a amamentação pode ser incrivelmente difícil. 

Não precisas de te esgotar se não estiver a funcionar para ti ou desistir da amamentação se não quiseres, porque podes ter dificuldades no início. O mais importante é descobrir o que funciona melhor para ti e para o bebé.

Considera a possibilidade de falar com um consultor de lactação. Eles podem dar-te dicas e técnicas valiosas para tornar a experiência mais confortável.

E lembra-te, o ideal é a alimentação. Quer estejas a amamentar, a dar leite de fórmula ou a fazer uma combinação de ambos - o mais importante é que a barriguinha do bebé esteja cheia.

Adaptar-te ao teu novo emprego a tempo inteiro

Se já trabalhavas antes de o bebé chegar, a mudança para estar em casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, e concentrar-se apenas nos cuidados com o bebé pode ser chocante. Podes até dar por ti a faltar ao trabalho ou a sentir que perdeste uma parte da tua identidade quando te concentras em ser mãe a tempo inteiro. Isso não significa que gostes menos do teu bebé. É apenas mais um ajustamento numa longa série de mudanças por que estás a passar. 

Se já regressaste ao trabalho ou estás a planear fazê-lo e a lutar para te afastares do teu bebé ou para fazeres malabarismos com todas as tuas responsabilidades, pensa nas tuas opções. Podes trabalhar num horário mais flexível ou trabalhar de casa alguns dias? Investiga os teus direitos parentais e discute as coisas abertamente com a tua entidade patronal, para que possas encontrar uma solução que funcione para todos.

Problemas com a imagem corporal

Muitas mulheres debatem-se com uma imagem corporal pós-parto negativa depois do parto - por vezes durante anos. Pode ser difícil aceitar a barriga pós-parto, a pele flácida, as estrias ou os novos problemas de pele, como a acne adulta, e as novas mães têm por vezes dificuldade em reconhecer-se no seu corpo alterado.

Tudo isto não é ajudado pelo facto de veres à tua volta mulheres que são capazes de "recuperar" rapidamente após o parto. Tenta não te comparares com as outras - todos os nossos corpos são diferentes. Tu e o teu corpo acabaram de fazer uma coisa incrível, por isso vai com calma e dá a ti própria o tempo e a paciência para sarar e descansar antes de começares a pensar numa dieta rigorosa ou num plano de exercícios.

8 dicas para te sentires uma SUPER MÃE 

Para te ajudar a enfrentar estes desafios pós-parto, reunimos um guia de conselhos realistas seguidos por outras mães!

1. Pede ajuda

Até os super-heróis têm parceiros. Está na altura de chamar a tua equipa de apoio. O teu companheiro pode e deve assumir algumas das tarefas de cuidados com o bebé, como mudar a fralda, dar o biberão à noite ou assumir a responsabilidade por outras tarefas domésticas se estiveres a amamentar.

Podes pensar que tens de fazer tudo para seres uma boa mãe, mas o contrário é verdade. Uma mãe stressada não ajuda ninguém, muito menos a si própria. Quer seja a tua mãe a ir lá a casa ajudar a lavar a roupa ou as tuas amigas a preparar as refeições, lembra-te de que quando os teus entes queridos te perguntam se podem ajudar-te de alguma forma - estão a falar a sério.  

Por isso, distribui as tarefas, deixa que outra pessoa faça recados e permite-te concentrar-te no teu bebé e em ti própria quando mais precisas.

2. Abraça o caos

A tua casa não se parece com um quadro do Pinterest, e não faz mal. A vida é uma confusão, especialmente quando cuidas de um bebé recém-nascido. Aquelas mães perfeitas que vês no Instagram? Estão a mostrar-te um instantâneo, não a realidade 24/7. Por isso, abraça o caos. Aprende a viver com os brinquedos no chão e os pratos no lava-loiça, pelo menos por enquanto. O teu bebé não quer saber da confusão; quer saber de ti.

3. Confia em ti

A maternidade tem tudo a ver com a adaptação e a aprendizagem à medida que avanças. Por isso, mesmo que tenhas jurado que fazias as coisas de uma certa maneira antes de dar à luz, podes dar por ti a desviar-te dos planos ou crenças anteriores ao nascimento. A tua posição em relação às chuchas ou à alimentação com biberão pode ter mudado - e isso é completamente compreensível!

A vida com um bebé recém-nascido é imprevisível e, por vezes, tens de pensar em soluções rapidamente e ajustar as tuas prioridades. 

Mesmo que tenhas lido todos os livros, ouvido todos os podcasts, lembra-te de que, no fim de contas, tu é que és a especialista no teu bebé. Confia nos teus instintos. Tu sabes o que é melhor para o teu bebé e para ti. Confiar em ti própria também significa dar-te a devida atenção. Vais cometer erros, mas o teu trabalho como mãe não é ser perfeita - é fazer o teu melhor. Cometer erros faz parte do processo.

4. Check-ups regulares

Não apenas o bebé - tu também podes precisar de cuidados médicos especiais. Com tantas mudanças a acontecer no teu corpo, não te esqueças de marcar exames médicos regulares, especialmente nas primeiras 6 semanas pós-parto.

Estes exames centrar-se-ão normalmente na tua recuperação pós-parto, na tua tensão arterial, no teu açúcar no sangue e no teu peso. É também uma boa oportunidade para abordar outras preocupações que possas ter, como a queda de cabelo pós-parto ou as hemorróidas pós-parto.

5. Abastece-te de artigos essenciais para o pós-parto

Enquanto estás a abastecer-te de fraldas para o bebé, não te esqueças dos essenciais pós-parto que tornarão a tua recuperação mais suave. Pensa em investir num biberão para uma higiene pós-parto mais fácil e mais confortável, especialmente se tiveres tido um parto vaginal. Banhos quentes (por exemplo, usando um banho de assento) também podem ser um salva-vidas para acalmar as zonas doridas. Se estiveres a amamentar, o creme para os mamilos é imprescindível para combater a secura e a irritação. 

E não te esqueças das almofadas confortáveis! Se usaste uma almofada de gravidez para dormir durante a gravidez, continua a usá-la depois se a achares confortável. Uma almofada de amamentação para apoiar os teus braços durante as mamadas também pode fazer toda a diferença. Lembra-te, cuidar de ti é cuidar do teu bebé, por isso não hesites em equipar-te com estas ferramentas práticas.

Se tiveres dificuldades em amamentar, lembra-te de que tens de aumentar bastante a ingestão de líquidos. Uma coisa que pode ajudar é um chá de lactação, que não só te ajudará a manteres-te hidratada, como também aumentará a produção de leite.

6. Arranja tempo para o autocuidado

É difícil separares-te do teu bebé recém-nascido, mas um pouco de "tempo só para mim" é essencial para a tua recuperação pós-parto. Quer seja um duche rápido, um pequeno passeio ou mesmo alguns minutos de leitura, tira algum tempo para recarregar as baterias

A tua saúde mental é tão importante como a tua saúde física, por isso não a negligencies. 

Estás a fazer o melhor que podes, e isso é mais do que suficiente. Por isso, dá a ti próprio uma pausa - mereceste-a definitivamente.

7. Mantém abertas as linhas de comunicação

A maternidade pode, por vezes, parecer isolada, especialmente nos primeiros tempos, quando estás em casa a maior parte do tempo com o bebé. Certifica-te de que manténs as linhas de comunicação abertas com o teu companheiro, família e amigos. Fala sobre as tuas experiências, os teus desafios e as tuas vitórias - podes encontrar pontos em comum com eles ou encontrar conforto ao ouvir os seus próprios desafios como pais.

Uma comunicação aberta também pode fortalecer a tua relação com o teu parceiro. Ser pai ou mãe é um trabalho de equipa e uma comunicação clara e honesta é a base de uma equipa forte.

8. Cuida do teu corpo

O teu corpo já passou por muito e está na altura de lhe dares os cuidados que merece. 

O exercício também pode ser uma parte saudável da recuperação pós-parto. Assim que tiveres autorização no teu check-up, começa devagar, talvez com uma caminhada à volta do quarteirão, e ouve o teu corpo. Agora não é altura para treinos intensos; concentra-te em movimentos suaves

Não te esqueças dos exercícios para o pavimento pélvico para ajudar a acelerar a recuperação e a prevenir problemas de bexiga no futuro. Tenta gradualmente envolver e elevar os músculos do pavimento pélvico com intensidade crescente. Levanta-os e comprime-os durante um período prolongado. Faz uma pausa de 4 segundos antes de repetir o processo.

Se estiveres a amamentar, vais precisar de mais calorias e de muita água. Certifica-te de que comes refeições saudáveis e equilibradas. E não te esqueças da dica nº 1: pede ajuda ao teu companheiro para planear as refeições e cozinhar.

Para garantir que estás a receber todos os nutrientes de que precisas para recuperares com facilidade, considera um multivitamínico pós-natal como SUPER MOM.

O melhor suplemento pós-parto para todas as super-mamãs

O multivitamínico pós-parto SUPER MOM da TummyTox contêm 24 vitaminas bioactivas essenciais, minerais e ómega 3 DHA. Foi desenvolvida especificamente para ajudar a apoiar a recuperação pós-parto e para te ajudar a recuperar a tua força e vitalidade.

Além disso, esta fórmula de alta qualidade apoia o desenvolvimento dos bebés amamentados e fornece-lhes todos os nutrientes de que necessitam para crescerem fortes e saudáveis. 

Uma mãe saudável significa um bebé saudável, e as cápsulas SUPER MOM estão aqui para apoiar as tuas necessidades únicas durante o período pós-parto.

Obtém uma oferta exclusiva das cápsulas SUPER MOM se encomendares hoje e risca uma das coisas da tua lista de tarefas!

Produtos para ti