10 desafios da gravidez que não falamos o suficiente
Para algumas futuras mamãs, a gravidez tem a ver com uma aparência radiante enquanto decoram o quarto do bebé e compram roupas bonitas para o bebé.
Mas a realidade é que muitas mulheres grávidas lutam durante este período transformador das suas vidas, especialmente quando lidam com sintomas incómodos da gravidez. E as gravidezes perfeitas que podes ver à tua volta, especialmente nas redes sociais, podem fazer-te sentir isolada ou como se estivesses a fazer algo de errado se estiveres a ter uma experiência menos que perfeita.
Acreditamos que compreender o teu corpo e as mudanças por que passa durante a gravidez pode ajudar-te a enfrentar estes desafios e a aliviar pelo menos algumas das tuas preocupações. Por isso, aqui estão 10 sintomas comuns da gravidez, bem como algumas dicas valiosas que te ajudarão a desfrutar ao máximo de todas as partes bonitas!
1. Enjoos matinais
Ah, os malditos “enjoos matinais”. Surpresa! - apesar do seu nome, pode ocorrer a qualquer hora do dia e pode durar o dia inteiro. Pode ser provocado por todo o tipo de cheiros, mesmo aqueles que antes te eram agradáveis, como o café ou o teu perfume preferido.
Se é algo com que te defrontas, não és a única, pois é um dos sintomas mais frequentes da gravidez.
As boas notícias? As náuseas costumam diminuir no quarto mês. Até lá, opta por refeições pequenas e frequentes ao longo do dia. Os alimentos que combatem as náuseas durante a gravidez incluem alimentos fáceis de digerir, como bananas, arroz, torradas, bolachas, manteiga de amendoim, caldo de carne, chás de ervas e gengibre.
2. Perdas de sangue na gravidez
O sangramento no início da gravidez pode, compreensivelmente, ser uma grande fonte de preocupação para ti, mas as manchas de gravidez ligeiras são, na verdade, muito comuns no início da gravidez.
Lembra-te de monitorizar a cor, a quantidade e a duração da hemorragia e fala sobre as alterações com o teu médico. Normalmente, este recomendará repouso e que te mantenhas um pouco mais afastada. Por isso, relaxa e deixa que o teu parceiro e outros entes queridos te mimem um pouco mais.
3. Problemas de bexiga
Quanto mais avançada estiveres na gravidez, mais frequentes serão as pausas para urinar. Um espirro ou tosse inesperados podem até resultar numa pequena perda de urina, por isso é bom estares preparada com um penso ou um par extra de roupa interior.
Os exercícios de Kegel para fortalecer os teus músculos do pavimento pélvico são sempre uma boa ideia. Estes exercícios podem melhorar o controlo da bexiga e podem reduzir o risco de incontinência. Pode ser uma grande adaptação, mas evita bebidas como o café e os refrigerantes, que tendem a fazer com que urines mais vezes, e opta por água e chás de ervas.
4. Problemas digestivos e refluxo ácido
O teu pequenote pode começar a pressionar mais o teu estômago à medida que cresce, e podes dar por ti a lutar com azias ou diarreia frequentes na gravidez.
A indigestão e a azia na gravidez são muito comuns, e muitas futuras mamãs consideram útil comer refeições mais pequenas e mais frequentes que sejam mais fáceis de digerir. Por muito tentador que seja, evita deitar-te imediatamente depois de comeres para prevenires problemas de estômago.
Come probióticos naturais como o iogurte com mais frequência e aumenta a ingestão de fibras para evitar a obstipação durante a gravidez. Os problemas digestivos e os períodos prolongados de repouso também podem causar hemorróidas na gravidez. Sacos de gelo, compressas frias ou banhos quentes algumas vezes por dia podem ajudar-te a controlar a dor.
5. Desconforto lombar na gravidez
À medida que o teu bebé cresce, também aumenta a tensão nas tuas costas. Não é de admirar - a tua barriga está cada vez maior e, para compensar, é provável que te inclines mais para trás.
Mostra às tuas costas um pouco mais de amor com um banho quente ou uma almofada térmica e movimentos suaves, como inclinações pélvicas e a pose da vaca gata. E se gostas de usar saltos altos, deixa-os de lado durante algum tempo e escolhe sapatos com um bom apoio para o arco. Coloca uma pequena almofada atrás das costas quando estiveres sentada para teres mais apoio. Também podes querer considerar um cinto de apoio à maternidade, concebido para apoiar a parte inferior das costas e o abdómen durante a gravidez.
6. Inchaço das mãos e dos pés
À medida que a tua linda barriga cresce, pode exercer pressão sobre os teus vasos sanguíneos e provocar a acumulação de líquidos, especialmente no terceiro trimestre. Podes sentir algum inchaço nas mãos, no rosto e, especialmente, nos pés e tornozelos.
Isto é apenas mais um lembrete de que a gravidez é difícil e que precisas de descansar mais! Mantém as pernas para cima sempre que possível e evita cruzá-las para promover uma melhor circulação. Faz uma pausa nos alimentos demasiado salgados e evita ficar sentada ou de pé durante longos períodos.
7. Fadiga e insónias
Feeling like you could sleep for days but still find it hard to actually fall asleep? Your body is working overtime to support your growing baby, so it’s natural to feel more tired than usual. But the hormonal changes, stress, and back pain can make it difficult for you to get a good night’s rest.
Rest when you can, but keep naps short so they don’t interfere with your nighttime sleep. To combat those sleepless nights, establish a bedtime routine. Avoid screens at least an hour before bed, take a warm bath, and have a cup of caffeine-free herbal tea to help you wind down. If you find yourself tossing and turning, don’t hesitate to get up and do something relaxing until you feel sleepy.
8. Pressão arterial e açúcar no sangue
One thing you need to keep an eye on is fluctuations in your blood sugar and blood pressure. While some changes are to be expected, keeping these levels in check is essential to ensure both your health and your baby’s well-being, so talk to your doctor if you have any concerns.
For both, regular exercise and maintaining a balanced diet is vital. Pregnancy can be a stressful time – worrying about your health, your little one, about giving birth – and stress can have a big impact on blood pressure. Try some stress management techniques like deep breathing and meditation.
9. Varizes
Embora as varizes sejam geralmente inofensivas, não são exatamente as mais agradáveis de se ver, além de poderem ser muito desconfortáveis.
Eleva as pernas sempre que puderes para melhorar o fluxo sanguíneo e evita cruzá-las quando estás sentado. As meias de compressão podem ajudar a manter o fluxo sanguíneo e a reduzir o desconforto. E não te esqueças do exercício físico - mesmo uma pequena caminhada pode estimular a circulação sanguínea.
10. Comichão e estrias
À medida que a tua pele se estica para acomodar o teu filho, pode ficar seca e com comichão. Evita duches e banhos demasiado quentes e tenta eliminar da tua rotina sabonetes desidratantes e produtos para a pele com álcool. E, finalmente, está na altura de usares aquelas loções corporais que costumas usar uma vez e depois esqueces - uma pele hidratada é uma pele feliz. Dica profissional: guarda a loção no frigorífico para uma ação refrescante extra.
As estrias são outro companheiro frequente do final da gravidez. Estas estrias ligeiramente recortadas, cor-de-rosa, vermelhas ou brancas, são mais comuns na barriga, mas também se podem desenvolver nos seios e nas coxas. Não podes evitá-las completamente, mas uma dieta rica em vitaminas e que apoie a pele (olá, vitaminas C e E!) pode ajudar.
Como prosperar durante a gravidez
Enquanto percorres as voltas e reviravoltas da gravidez, concentrar-se na tua saúde ajuda a dar ao teu bebé o melhor começo.
Dá pequenos passeios com frequência, faz alguns alongamentos suaves e alimenta o teu corpo e o crescimento do teu bebé com uma dieta rica em frutos e legumes, incluindo alimentos que combatem as náuseas durante a gravidez. Tenta beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Não te esqueças também do teu bem-estar emocional. A gravidez representa uma grande mudança na tua vida e é compreensível que seja acompanhada de muitas preocupações, especialmente se for a tua primeira vez.
Por isso, fala abertamente sobre as tuas dificuldades com os teus amigos e entes queridos e pede ajuda quando precisares. Conecta-te com outras futuras mães ou com as mães que te rodeiam; talvez te apercebas que não estás tão sozinha como pensavas.
Suplementos de alta qualidade que te protegem a ti e ao teu bebé durante todo o processo
Saber que estás a tomar os melhores cuidados possíveis com o teu corpo pode dar-te a tão necessária paz de espírito - e os suplementos que apoiam as tuas necessidades nutricionais e o desenvolvimento saudável do teu bebé são uma peça importante desse puzzle.
As nossas cápsulas Getting Readye Baby Bump oferecem uma forma natural e saudável de fornecer nutrientes essenciais para ti e para o teu bebé durante a gravidez.
Getting Ready é um multivitamínico pré-gravidez concebido para mulheres que estão a pensar em ter um bebé ou que estão no primeiro trimestre de gravidez. Esta poderosa fórmula com 21 nutrientes essenciais apoia a saúde do teu útero, o equilíbrio hormonal e a formação do tecido conjuntivo. Também reduz o risco de defeitos do tubo neural nos bebés e apoia o desenvolvimento precoce.
Além disso, ajuda-te a manter a energia nos primeiros meses de gravidez, quando a fadiga é normalmente mais intensa. Também apoia o teu sistema imunitário e a saúde do sangue e dos ossos, ajudando a preparar o cenário para uma gravidez saudável.
No 2º e 3º trimestres, as tuas necessidades nutricionais aumentam. Baby Bump ajuda a proporcionar o melhor ambiente para o teu bebé prosperar durante estas importantes fases de desenvolvimento.
Este suplemento pré-natal de alta qualidade com 23 nutrientes essenciais (vitaminas bioactivas, minerais e ómega 3 DHA) reduz o cansaço e a fadiga, promove o crescimento normal dos tecidos e ajuda o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebé.
Produtos para ti
Podes também ter interesse