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O que todas as mulheres devem saber sobre a pré-menopausa

Quando finalmente achas que podes deixar para trás o turbilhão hormonal constante (puberdade, gravidez e pós-parto), percebes que o teu corpo ainda não terminou de te desafiar. Sim, parece que não há descanso possível! Surgem suores repentinos, o ciclo menstrual fica imprevisível (às vezes aparece, às vezes não), a ansiedade aumenta, e notas que ficas mais irritada com as pessoas que te rodeiam. Estes são sinais que podem indicar que o teu corpo pode estar a entrar na perimenopausa.

What every woman should know about premenopause

O que é perimenopausa?

A perimenopausa marca a transição para a menopausa. Os sintomas podem manifestar-se entre os 30 e 50 anos, e essa fase de transição pode prolongar-se por até uma década.

Se estás a pensar que talvez já tenhas lido em algum lugar que esta fase chama-se pré-menopausa - na verdade, não é bem assim. A pré-menopausa começa com o primeiro período e termina com o primeiro sintoma de desconforto que a menopausa traz.

Durante a pré-menopausa, as hormonas em destaque são o estrogénio e a progesterona, responsáveis por cuidar do teu útero. A redução dos níveis de estrogénio resulta num desequilíbrio hormonal que desencadeia sintomas típicos desta fase.

Quais são os sinais da perimenopausa?

Já mencionamos que os baixos níveis de estrogénio podem desencadear vários desconfortos. Quais são eles? E é possível amenizá-los?

É importante destacar que cada perimenopausa é única, por isso, não podes comparar os teus sintomas com os das tuas amigas. Não sabias que estavas na perimenopausa? Compreensível, o stress e o desequilíbrio hormonal podem causar sintomas semelhantes.

O melhor modo de distinguir entre a perimenopausa e a menopausa é através do controlo do período. Se não tiveres o período durante 12 meses consecutivos, estás oficialmente na menopausa. Até lá, no entanto, terás de enfrentar alguns sintomas não muito agradáveis.

O primeiro sinal é, geralmente, a ausência do período. Além disso, o fluxo menstrual pode tornar-se um pouco mais leve ou mais curto do que o habitual (mas também pode ser mais intenso ou mais longo, faz figas para que seja a primeira opção).

Devido às flutuações hormonais, a tua libido pode mudar. Isso não significa que desapareça, também pode acontecer que aumente! Outro sintoma é a secura vaginal, que pode ser bastante desconfortável. Podes resolver este problema com hidratantes ou lubrificantes vaginais que podes comprar sem receita médica.

As noites tranquilas podem ser interrompidas por suores noturnos e insónias. Para lidar com os suores noturnos, recomendamos o uso de pijamas largos de algodão ou linho, e ter sempre um copo de água fria na tua mesa de cabeceira para beberes durante a noite. Quanto às insónias, manter o teu quarto a uma temperatura fresca e o mais silencioso possível pode ser muito útil! Limita o consumo de café para as manhãs e evita-o à tarde para adormeceres mais facilmente.

E os sintomas psicológicos? Ah, é como se regrasse à puberdade! Novamente, oscilações de humor, dores de cabeça e dificuldades de concentração!

Porque algumas mulheres têm menopausa prematura, a partir dos 30 anos?

Como prever o futuro, isso é realmente difícil de dizer. Podes entrar na menopausa prematura sem razão aparente.

Alguns estudos recentes têm mostrado que o ambiente também afeta o início da menopausa. Os disruptores endócrinos - formalmente conhecidos como compostos disruptores endócrinos (EDC) - são os culpados. Eles encurtam o teu período reprodutivo e aceleram o surgimento dos sinais e sintomas da pré-menopausa.

Os desreguladores endócrinos podem ser químicos naturais ou produzidos por nós, humanos. O que eles fazem é imitar, bloquear ou interferir com as tuas hormonas e criar o caos no teu corpo

Onde os EDC podem ser encontrados? A resposta é assustadora. Eles fazem parte do teu dia-a-dia, estão escondidos nas tuas garrafas de água e tigelas de plástico; em alguns detergentes, brinquedos, cosméticos e nos infames pesticidas. Mas não entres em pânico! Temos algumas dicas inteligentes para evitar esses criminosos.

A primeira dica é fácil: troca as tuas garrafas de plástico por garrafas de vidro! Para os detergentes e cosméticos, tenta escolher produtos hipoalergénicos, sem fragrância e naturais; podes identificá-los imediatamente pelos seus designs verdes e grandes textos a gritar BIO e ECO. Quanto aos pesticidas, é um pouco mais complicado. Escolhe alimentos orgânicos ou produzidos localmente (a melhor opção são as feiras e os mercados locais).

Como tratar os sinais e sintomas da pré-menopausa de forma natural?

A melhor coisa que podes fazer é cuidar do teu corpo com exercício diário e uma dieta saudável, incorporando pequenas mudanças na tua rotina.

O exercício é a melhor opção (e a mais natural). Faz pequenas caminhadas de 30 minutos no parque para relaxar a mente e o corpo, e se te sentires à vontade, podes experimentar fazer Pilates ou Ioga! Há relatos de melhorias incríveis no bem-estar de quem os pratica

Nas tuas refeições, opta por alimentos leves e nutritivos. Seria melhor se pudesses evitar o álcool, fast food (cheio de gordura e açúcar), e alimentos picantes (para evitares os afrontamentos). Opta por frutas e legumes coloridos, cereais integrais, peixes gordos (como o salmão) e um punhado de frutos secos por dia.

Os sintomas mais complicados de tratar são, naturalmente, os psicológicos. Experimenta meditar! Senta-te no chão da tua sala com os olhos fechados e com uma música relaxante a tocar ao fundo. Algumas mulheres até meditam na banheira ou durante o seu passeio diário! Também podes falar com alguém. Muitas mulheres notaram que conversar sobre as dificuldades da pré-menopausa com outras mulheres as fizeram sentir-se melhor. E lembra-te, uma grama de prevenção vale mais do que um quilo de cura.

Para apoiar holisticamente o teu corpo e a tua mente durante estes tempos difíceis, podes sempre encontrar ajuda nos suplementos, uma vez que estes provaram ser um excelente tratamento natural para os sintomas da pré-menopausa. A melhor coisa a fazer seria equilibrar as tuas hormonas, uma vez que nesta fase da tua vida, elas estão no centro das atenções.

Aproximadamente 80% das mulheres sofrem de desequilíbrios hormonais. Podes reconhecer um desequilíbrio quando te sentires constantemente cansada, irritada, stressada e ganhares peso inesperadamente. Equilibrar as hormonas deveria ser uma prioridade para a mulher, pois contribui para o funcionamento adequado do teu organismo.

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Fontes:

Neff AM, Laws MJ, Warner GR, Flaws JA. The Effects of Environmental Contaminant Exposure on Reproductive Aging and the Menopause Transition. Curr Environ Health Rep. 2022 Mar;9(1):53-79. doi: 10.1007/s40572-022-00334-y. Epub 2022 Feb 1. PMID: 35103957; PMCID: PMC8988816.

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