TUMMYTOX blogs.

Recuperação pós-parto: O que esperar após o nascimento do bebé?

Parabéns, mãe! Trouxeste ao mundo um pequeno milagre que te chamará mamã e preencherá o teu coração de alegria todos os dias da tua vida.

Durante toda a gravidez, enfrentaste vários desafios: enjoos matinais,  desconfortos físicos, maior apetite e desejos, depois o desafio maior, o nascimento do teu bebé! Não importa se durou uma hora ou 24, se foi um parto vaginal ou cesariana, se tiveste um ou três bebés, conseguiste manter a tua integridade física e emocional durante esta incrível transformação que é tão única para as mulheres.

Postpartum Recovery: What to expect after giving birth

O teu corpo acabou de realizar uma das tarefas mais mágicas da nossa existência: criar e trazer ao mundo um pequeno ser humano! Agora, estás de regresso a casa com o teu precioso presente após nove meses de espera. Apesar da imensa felicidade que sentes, é natural enfrentares alguns desafios inesperados nesta nova etapa da maternidade. Apesar de estares completamente focada no teu bebé, não te esqueças de cuidar do teu incrível corpo e da tua mente!


Estás a entrar na fase de recuperação pós-parto, a qual pode se estender para além de algumas semanas. Apesar de algumas mães ursas sentirem-se recuperadas após seis a oito semanas, é perfeitamente normal que precises de um pouco mais de tempo. O teu corpo pode não parecer o mesmo, com oscilações emocionais, desequilíbrios hormonais, mudanças físicas e eventuais hemorragias, mas lembra-te, o teu corpo não é uma máquina e não pode ser reiniciado como tal após o parto.

Por isso, querida, dá-te algum crédito e agradece por teres este corpo mágico que trouxe vida ao teu bebé. Descansa muito, alimenta-te bem e cuida do teu corpo com os melhores tratamentos para te recuperares após o parto. Mereces todo o amor e carinho do mundo, assim como esse teu pequenino precioso.

Quanto tempo pode durar a fase de recuperação?

Independentemente de teres passado por uma cesariana ou um parto normal, o teu corpo precisa de bastante descanso, e a fase mais intensa da recuperação pós-parto pode estender-se por seis a oito semanas após o nascimento do bebé.

O foco está na tua cura e no teu autocuidado, e isso não significa que voltarás imediatamente à tua forma física antes de teres engravidado. E isso é perfeitamente normal!

Nas primeiras semanas, vais experimentar várias mudanças - desde um cansaço mais intenso e prolongado até flutuações hormonais (como se a gravidez já não fosse suficiente). Em aproximadamente 6 semanas, espera-se que a tua vagina, o períneo (a pele fina entre a vagina e o ânus) ou a cicatriz de uma cesariana estejam completamente cicatrizados, e o útero, que foi o lar do teu bebé, deve regressar ao seu tamanho normal. No entanto, as mudanças emocionais e físicas vão continuar após esse período, visto que a recuperação completa pós-parto geralmente requer entre três a seis meses.

Lembra-te de que o parto por cesariana e o parto vaginal têm tempos de recuperação diferentes. Se tiveste uma cesariana, não deves levantar nada mais pesado do que o teu bebé durante as primeiras seis a oito semanas. Enquanto a cicatrização vaginal demora normalmente entre quatro a seis semanas.

Já tiveste oportunidade de observar, através de representações gráficas, a flutuação hormonal durante o ciclo menstrual? Este cenário torna-se ainda mais intenso durante a gravidez e o pós-parto. É como se o teu corpo vivenciasse uma montanha-russa hormonal. Tenta imaginar todas as flutuações hormonais que normalmente experiencias num mês, concentradas num único dia! Não, não é fácil.Não te preocupes, a amamentação aumenta a tua hormona da felicidade (oxitocina) e as tuas hormonas vão estabilizar-se num período de três a seis meses.


O mais importante que tens de ter em mente é: ESTÁS A FAZER O TEU MELHOR!

Não te compares com todas as histórias perfeitas que as mães influencers do Instagram e TikTok publicam nas redes sociais - não são reais. Cada foto ou vídeo captura apenas um momento, o momento ideal. Cada nova mãe enfrenta os seus próprios desafios e cada recém-nascido é diferente - e essa é a magia.

Desfruta da tua própria história e confia que tudo vai correr bem.

O que esperar quando já não estás à espera - alterações físicas e mentais pós-parto 

São tempos desafiadores e de mudanças intermináveis no teu corpo, mente e ambiente. Nos dias difíceis, lembra-te da razão de tudo e recorda com orgulho: és uma mamã.

Quais são os principais desafios que poderás enfrentar?

  • Hemorragia pós-parto – Lóquios é o nome dado ao sangramento normal que ocorre após o parto, e é esperado que dure de quatro a seis semanas. Durante esse período, é comum que o sangramento diminua gradualmente. No entanto, se notares um aumento repentino no sangramento, especialmente se acompanhado por coágulos de sangue, é importante que entres em contato com o teu médico para uma avaliação. Quando terei o primeiro período após o parto? Não é possível prever com exatidão, mas geralmente ocorre por volta de dois meses após reduzires a amamentação ou quando a mesma é totalmente cessada. Se optares por alimentar o bebé com biberão, é expectável que ocorra entre um e três meses após o nascimento.
  • Suores noturnos pós-parto – A transpiração ainda não terminou. Devido às flutuações hormonais, é normal transpirares excessivamente durante a noite. Mantém-te hidratada e bebe bastante água. Espera algumas semanas e isso acabará por desaparecer. 
  • Queda de cabelo no pós-partoNós sabemos, não é entusiasmante ouvir isso. Geralmente, a queda de cabelo atinge o seu pico por volta dos quatro meses após o parto e deve cessar cerca de um ano após o nascimento. Podes promover o crescimento do teu cabelo com suplementos de colagénio ou com as nossas cápsulas Double Hair (mas atenção: apenas se não estiveres a amamentar)!

  • Barriga pós-parto - Pode levar cerca de dois meses para que os músculos e órgãos da tua barriga voltem ao lugar habitual. Esta barriga pós-parto é a antiga casa do teu bebé e uma lembrança das coisas mágicas que o teu corpo é capaz de fazer. Podes tentar acelerar o processo com exercícios leves, hidratação e alguns produtos para melhorar a elasticidade da pele.
  • Dores nas articulações pós-parto - Mostraste tanta coragem e força ao carregar o peso do teu bebé durante tanto tempo, que é natural sentires algumas dores nas articulações agora que o teu bebé já nasceu. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, por isso é possível sentires desconforto nas articulações durante alguns dias ou até várias semanas. Podes aliviar essas dores com massagens, aplicando compressas quentes e frias e, acima de tudo, mantendo uma postura correta!
  • Baby blues - Para além de todas as explosões de oxitocina e sentimentos felizes, também podes começar a sentir-te subitamente triste e ansiosa. Acredita em nós, não estás sozinha. Para tua informação, 80% das recém-mamãs experimentam o baby blues, que normalmente desaparece em quinze dias. Se o mau-humor durar mais tempo ou os sintomas se tornarem mais graves, não hesites em contactar o teu médico. Para desabafar, é bom ter uma conversa profunda com o teu parceiro e os teus entes queridos. E o teu dia pode ficar mais alegre se partilhares os teus fardos com as tuas amigas mães. 

Posso tornar a recuperação pós-parto mais rápida?

Agora, vamos falar um pouco sobre como cuidar do teu corpo pós-parto. A primeira coisa que precisa ser curada é o teu períneo - sê gentil e pede à tua enfermeira algumas medidas para tratar o local. E se fizeste uma cesariana, não te esqueças de cuidar da tua cicatriz - uma lembrança do trabalho fantástico que fizeste.

Dica: conversa com o teu profissional de saúde sobre quando é melhor começares a massagem na cicatriz da cesariana! Pode evitar complicações no teu pavimento pélvico e na parede abdominal e ajudar-te a acelerar a cicatrização!

Podes sentir dores no pós-parto. A melhor coisa que podes fazer nesse momento é relaxar num banho quente com uma música suave enquanto o teu parceiro cuida do bebé. Depois disso, podes alongar o teu corpo gentilmente ou pedir ao teu parceiro uma massagem para aliviar o desconforto. Passear pela vizinhança terá um impacto positivo na tua saúde mental e física; por isso, coloca o teu bebé num carrinho e passa algum tempo ao ar livre.

Não te esqueças dos exercícios de Kegel. Os exercícios de Kegel visam fortalecer os músculos do pavimento pélvico. Para realizá-los, primeiro identifica os músculos que usarias para interromper o fluxo de urina. Depois, imagina que estás a tentar parar de urinar e contrai esses músculos. Mantém a contração por alguns segundos e depois relaxa. Repete este processo várias vezes para fortalecer os músculos pélvicos.

E, por fim, e mais importante, mantém-te em dia com as consultas médicas e come refeições nutritivas. Não inicies nenhuma dieta neste período - precisas de todas as calorias e nutrientes possíveis para curar e recuperar o teu corpo e ser uma mãe forte para o teu bebé.

Indispensáveis no pós-parto

Preparámos uma pequena lista de itens essenciais para o pós-parto que poderás considerar úteis para cuidar de ti no período de recuperação. Então, o que deves ter à mão quando chegares a casa?

  • Medicamentos prescritos para o alívio das dores - Os comprimidos prescritos podem ajudar-te a aliviar o desconforto. Após consultares o teu médico, podes recorrer a eles. Antes de tomares qualquer medicamento de venda livre ou para o alívio das dores, consulta sempre o teu médico.
  • Pensos higiénicos - Na recuperação pós-parto, deves evitar os tampões, pois podem facilmente causar infeções. Em vez disso, vais sentir-te confortável com pensos higiénicos muito absorventes para o sangramento e outros corrimentos.
  • Cuequinhas da avó - as cuequinhas 100% algodão são a melhor opção para o sangramento e para a cicatrização após o parto. Guarda a tua lingerie durante algum tempo e mantém-te confortável durante este período de transição.
  • Bolsas de gelo - Uma forma natural e eficaz de combater a inflamação e aliviar a dor. Podes comprar compressas de gelo para usar na área perineal e vaginal, mas um saco de gelo caseiro envolto numa toalha também te ajudará a aliviar o desconforto.
  • Frasco de lavagem perineal: Enche-o com água morna e terás a tua própria maravilha de cura e limpeza. É perfeito para te higienizares após uma ida à casa de banho, sem teres de limpar a zona sensível com papel higiénico.
  • Banho de assento - Esta solução 3-em-1 limpa o períneo, acalma a irritação e ajuda a tratar as hemorroidas pós-parto. É simples: basta sentar-se em água morna ou temperada, geralmente numa banheira ou numa bacia.
  • Soutiens e almofadas de amamentação - durante a amamentação, é importante adaptar o teu soutien às novas necessidades do teu corpo. Os soutiens de amamentação são especialmente desenhados para mães recentes, com abas que se abrem para facilitar a alimentação do bebé. Um soutien confortável e bem ajustado é essencial para evitar a obstrução dos ductos de leite - roupas apertadas podem causar dor, desconforto e ductos obstruídos podem levar a complicações como a mastite. Quanto às almofadas de amamentação, ajudam a prevenir fugas de leite entre as mamadas, absorvendo o excesso e mantendo a tua roupa seca
  •  Leite adaptado é uma excelente forma de manter o teu bebé alimentado e saciado. Se estiveres a enfrentar dificuldades com a amamentação, procura aconselhamento junto de uma consultora de lactação, mas não te critiques demasiado! Se o teu fluxo de leite não for muito abundante, o biberão é uma alternativa viável - o mais importante é garantir que o teu bebé seja alimentado.
  • Amaciador de fezes - Durante a recuperação pós-parto, é comum lidar com prisão de ventre e hemorroidas, o que pode tornar os momentos na casa de banho difíceis. No entanto, essa situação pode ser facilmente resolvida com os amaciadores de fezes, que tornam as fezes mais suaves e fáceis de passar

Apenas 2 cápsulas por dia para nutrir a mamã e o bebé?

Para além da recuperação física e dos desafios mentais, deves enfrentar a falta de tempo para as coisas que fazias antes. Neste momento, o teu pequeno milagre depende de ti 24 horas por dia, 7 dias por semana e, claro, não consegues arranjar tempo para cozinhar refeições saudáveis e dormir tanto como antes. Além disso, podes também estar a amamentar o teu bebé, o que significa que a produção de leite consome a maioria dos nutrientes e calorias que colocas no teu corpo. A privação de sono e o facto de não estares a comer refeições equilibradas também te podem afetar.

A ingestão de vitaminas pós-parto é crucial para a tua recuperação. Todas as mudanças que ocorrem neste período exigem muita energia de ti. Por isso, criámos o nosso multivitamínico pós-gravidez Super Mom para te apoiar e cuidar de ti nesta fase tão bonita, mas exigente, da maternidade

Com 24 vitaminas bioativas, minerais e ómega 3 DHA, este suplemento apoia a tua recuperação pós-parto e ajuda-te a recuperar a força e a vitalidade. Não nos esquecemos da saúde do teu bebé - esta fórmula promove o crescimento e o desenvolvimento dos bebés amamentados, assegurando que recebam os nutrientes de que necessitam. Além disso, pensámos na lactação e na saúde da mama, por isso adicionámos extrato de orégãos para promover a saúde e apoiar este processo.



Lembra-te sempre que és a mãe perfeita para a tua pequena alegria e que estás a fazer o melhor que podes. Dá-te umas palmadinhas nas costas e felicita-te por estares a desempenhar o trabalho mais difícil (mas também o mais bonito) do mundo!

Fontes

Baby blues after pregnancy. (n.d.). March of Dimes. https://www.marchofdimes.org/find-support/topics/postpartum/baby-blues-after-pregnancy