TUMMYTOX blogs.

Detox vs dieta: Qual é a ideal para ti?

Já alguma vez te sentiste perdida no meio de um oceano de incontáveis dietas e desintoxicações? Parece que para onde quer que olhes, alguém está a tentar convencer-te de que estás a fazer algo demais ou algo de menos, nada que fazes está certo. 

E se te disser que um terço de todas as pessoas que optam por iniciar uma dieta para perder peso acabam por ganhar mais quilos? Talvez estejas a questionar-te: por que é que isso acontece?

Recuperar a confiança e perder peso é um trabalho árduo. Não consiste apenas em comer menos, fazer mais exercícios e talvez até prejudicar o teu corpo com abordagens erradas. A consistência é fundamental. Encontra uma rotina adequada às tuas necessidades e mantém-te fiel a ela.

Então, o que deves fazer? Encontrar a melhor opção para ti, é claro! Nós vamos ajudar-te com isso.

diet or detox, which one is right for you

Qual é a diferença entre dieta e detox?

Como muitas coisas na vida de uma mulher, escolher a melhor dieta ou desintoxicação pode ser confuso. Vamos fazer isso passo a passo. Primeiro, tens de conhecer as diferenças entre elas e então poderás decidir qual é a melhor para ti.

A primeira coisa que te vem à cabeça quando pensas na palavra "dieta" é perder peso e ficar mais magra. Mas a dieta é, qualquer comida que comes, nada mais. A indústria de controlo de peso apoderou-se do termo dieta e tornou-o famoso como uma ferramenta para perder peso.

Muitas mulheres quando querem perder peso optam por uma dieta específica "que vai mudar a tua vida". Escolhem frequentemente o jejum porque promete resultados rápidos. Embora o jejum não seja tão prejudicial por si só, retira-lhe algo fundamental - a felicidade.

Geralmente o jejum implica não comer durante 16 horas, mas há também os jejuns de um, dois, três dias ou mais.  Embora 8 destas horas estejamos a dormir o sono, é o resto? Neste mundo de agitação constante e de desequilíbrios hormonais crescentes, esta não deve ser a tua primeira escolha. Sim, podes perder peso, mas a que custo?

Muitas mulheres fazem dieta devido a questões de saúde. - e isso mostra ser benéfico! Algumas de nós precisamos de uma dieta sem glúten, uma dieta para baixar o colesterol ou uma dieta de estilo mediterrânico (esta tem um toque mágico que te faz sentir como se estivesses de férias, apesar de estares no escritório).

Outra prática famosa para perder peso é a desintoxicação do corpo. Em resumo, o detox ajuda a eliminar as toxinas do teu corpo, não só dos alimentos, mas também do ambiente, através do consumo de extratos de ervas especialmente selecionados que promovem a desintoxicação.

A principal diferença entre a dieta e o detox é que, além da perda de peso, o detox também promove a melhoria da tua saúde em geral. Desintoxicar significa limpar os teus órgãos e o teu sistema digestivo de toxinas. O seu principal objetivo é fornecer ao teu corpo nutrientes vitais, combater o inchaço e a inflamação, além de apoiar o equilíbrio hormonal e o fígado.

Entre os detox mais famosos encontram-se:

  • Detox de açúcar: especialmente desafiador para os amantes de doces, esta desintoxicação envolve eliminar o açúcar e aumentar a ingestão de frutas e vegetais! Aumenta os teus níveis de energia, melhora a digestão e a pele, e ajuda na perda de peso!
  • Detox de álcool: o nome já diz tudo. Além de ser o acompanhamento ideal para as festas, é também puro veneno para o nosso fígado, e é por isso que uma pequena pausa fará maravilhas pelo nosso corpo! P.S.: Dizem-nos que a perda de peso é um efeito secundário bastante comum.
  • Detox Ayurvédico: De dentro para fora e de fora para dentro. Inspira, expira. O detox Ayurvédico utiliza ervas específicas, suplementos para equilibrar a energia natural do teu corpo e ioga! A vantagem mais reconhecida desta prática é a melhoria da digestão e a prevenção de diversas doenças.

Prós e contras do detox e das dietas

Infelizmente, todas as coisas na vida têm um lado negativo, incluindo dietas e detox. Compreendemos como pode ser irritante perderes-te no meio de tanta informação, por isso estamos aqui para explicar-te os diferentes tipos de desintoxicação corporal e planos de dieta.

A dieta

Quando deparas com uma dieta promissora, presta atenção a alguns aspetos. Se promete uma perda de peso rápida, é provavelmente porque promove uma ingestão baixa de calorias, resultando numa possível deficiência nutricional que pode deixar-te irritada e exausta.

Se outra dieta promove apenas um tipo de alimento, isso pode levar a desequilíbrios nutricionais (e hormonais!). O teu prato deve ser composto por todos os grupos alimentares, incluindo proteínas, gorduras e fibras!

Agora, falando da mais popular de todas - a dieta da influencer. Se uma pessoa famosa é paga para promovê-la, isso já é um alerta. Lembra-te: a grande maioria das influencers não são qualificadas para falar sobre o assunto. Tem cuidado.

No entanto, se te deparares com uma dieta mediterrânica, uma dieta com baixo índice glicémico (IG) ou uma dieta DASH, estás no sítio certo! Dietas que promovem uma maior ingestão de vegetais, frutas e alimentos integrais, evitando gorduras saturadas, recebem luz verde. A dieta mediterrânica é o padrão de ouro na medicina preventiva, reduzindo o risco de muitas doenças. Uma dieta de baixo IG é ideal para perda de peso, favorecendo refeições com poucas calorias e alimentos integrais, e é flexível. Para um aspeto fantástico, considera uma dieta DASH, que pode ajudar a combater sentimentos de tristeza com alimentos ricos em frutas, legumes e com baixo teor de lactose.

O detox

Os detox são normalmente menos invasivos, mas falemos das suas desvantagens: alguns restringem a tua ingestão de alimentos sólidos e promovem apenas sumos e batidos (isto é viver de palhinhas - pobres tartarugas!) e podem resultar numa baixa ingestão de calorias. Alguns até promovem pular refeições para "dar descanso à tua digestão", o que pode significar falta de energia para alguém tão ocupada como tu.

Sabemos que o teu principal objetivo é uma restauração completa do corpo com aumento do metabolismo e melhoria da digestão - e, o mais importante, dizeres "adeus" aos alimentos e bebidas tóxicos (e às pessoas também).

Mas vamos fazer o sol brilhar novamente e ver o lado positivo! Um detox tem muitos benefícios que andam de mãos dadas com a eliminação de toxinas. Se eliminares tudo o que é prejudicial, também podes eliminar os quilos a mais. Com a ausência de toxinas, a inflamação do teu corpo é reduzida e o teu sistema imunitário floresce. Com a desintoxicação vem a beleza - as tuas unhas ficam mais fortes, o teu cabelo fica mais comprido e a tua pele volta a brilhar. E a melhor parte é que tens mais energia!

Posso ter mais benefícios com a dieta ou com o detox?

Todas nós temos corpos diferentes. Se tiveres alguma condição específica de saúde que possa ser beneficiada por uma mudança na alimentação, recomendamos que consultes o teu médico ou um nutricionista certificado para iniciares uma dieta saudável! Prometemos-te que o teu corpo vai ficar agradecido.

Por outro lado, uma dieta saudável pode manter o teu intestino feliz, os teus ossos fortes e a tua imunidade em alta. Se estás a planear ser mãe, lembra-te de que uma boa alimentação favorece uma gravidez e uma amamentação saudáveis, reduzindo o risco de muitas doenças.

Se estás sempre cansada, ganhaste quilos desnecessários, a tua pele está sem vida e não te sentes bem como antes, o detox é provavelmente a melhor opção para ti.

E não é apenas qualquer desintoxicação. A melhor escolha seria, provavelmente, algo com uma abordagem holística sustentável que combata o inchaço, apoie o metabolismo e a microbiota intestinal, promova pele, unhas e cabelo fortes, promova a imunidade e melhore a saúde em geral. OK, sim, é muita coisa e parece impossível. Mas e se pudéssemos tornar isso possível?

Desafia as adversidades com Slim Detox

Nos primeiros 10 dias do teu novo plano de perda de peso, dá um impulso à tua desintoxicação e combate a retenção de líquidos com um copo refrescante de Draining Drink 3-em-1.

Começar o teu dia com uma chávena de chá parece perfeito. Uma deliciosa mistura de chá verde, folhas de urtiga, dente-de-leão, funcho doce e sementes de cominho irá ativar a queima de gordura e impulsionar o teu metabolismo nas primeiras horas do dia, tudo com o Daily Kick Tea.

O chá Sleep Tight ajuda-te a ter uma boa noite de sono - essencial para um metabolismo saudável e para manter os desejos afastados. Uma chávena deste chá vai ajudar-te a relaxar e a dormir mais profundamente.

A perda de peso e a desintoxicação começam no intestino. Cuidar do teu microbiota intestinal irá aumentar a desintoxicação, ajudar a digestão e ter um efeito positivo na tua imunidade e níveis de energia! Dá ao teu intestino um pouco de amor com Good Gut com um programa de 30 dias e inicia a tua perda de peso!

Este não é um pack tradicional de perda de peso - Slim Detox ajuda a perder peso, a microbiota intestinal, o sono, a imunidade, a pele, crescimento do cabelo e das unhas, e reduz o inchaço. E este pack também vem com uma linda garrafa de água gratuita para te manteres hidratada.



O que contém

  • Daily Kick Tea para aumentar o metabolismo e queimar gordura
  • 3-in-1 Draining Drink para combater a retenção de líquidos e aumentar a tua desintoxicação corporal
  • Sleep Tight Tea para um sono reparador e relaxante
  • Good Gut com 11 estirpes de probióticos que serão os teus melhores amigos digestivos

Não se trata de detox versus dieta. A chave é compreender o teu corpo e dar-lhe o que ele precisa. E, por vezes, o teu corpo só precisa de uma pausa de tudo o que faz por ti. Mostra amor ao teu corpo e a ti próprio e começa hoje!

Fontes

Weight-Loss Statistics 2024 | Surprising Facts & Data - Great Green Wall

Produtos para ti