TUMMYTOX blogs.

Descobre as 4 maneiras como a tua digestão afeta a tua qualidade de vida

A última tendência nas redes sociais é a saúde intestinal. Milhares de vídeos (com milhões de visualizações e gostos) estão a inundar o TikTok, prometendo melhorias mágicas na saúde intestinal. Alguns promovem uma digestão saudável através do consumo de aloé vera, sumos de pepino, gengibre, sopas de batata e caldo de ossos (... eca). Outros "garantem" que se tomares uma colher de azeite virgem extra por dia, terás uma pele limpa, menos inchaço e menstruações menos dolorosas.

Será que alguma dessas sugestões realmente ajuda?

Vamos aderir a esta tendência e descobrir o que é verdadeiramente benéfico para a saúde intestinal e para as enzimas digestivas.

The impact of digestion on your overall health

Como a tua digestão influencia o teu bem-estar geral

Sabias que o teu corpo está cheio de bactérias, vírus e fungos? Sim, parece um pouco estranho, mas esta comunidade interna chama-se microbioma intestinal, onde todos esses microrganismos (ou micróbios) encontram o seu lar.

E temos um facto engraçado para ti - és mais bactéria do que humano! Isso acontece porque há mais células bacterianas do que células humanas no teu corpo. Algumas dessas células bacterianas são importantes para a tua vida, mas outras podem ser a razão pela qual estás a ficar doente.

A saúde intestinal desempenha um papel fundamental no teu estado de saúde global. As bactérias intestinais ajudam a digerir as fibras com a ajuda das enzimas digestivas - proteínas essenciais para decompor os alimentos e ajudar na digestão!

As fibras podem ajudar a prevenir o excesso de peso, problemas de açúcar no sangue, problemas cardíacos (mas não do coração partido) e outras doenças. Além disso, o intestino mantém o teu sistema imunitário em bom funcionamento, realizando check-ups regulares com as células imunitárias.

Há mais uma coisa importante que queremos partilhar contigo - a saúde intestinal influencia a saúde do cérebro e, da mesma forma, a saúde do cérebro influencia o intestino! Como é possível? Graças ao eixo intestino-cérebro.

O que é o eixo intestino-cérebro?

Já alguma vez sentiste aquela sensação de borboletas no estômago? É um exemplo simples da conexão física e química entre o teu intestino e o teu cérebro. Essa ligação é conhecida como eixo intestino-cérebro.

Os neurónios são células presentes tanto no teu cérebro como no sistema digestivo, mantendo a comunicação entre o intestino e o cérebro fluída. No intestino, existem surpreendentes 500 milhões de neurónios que estão conectados ao cérebro através do sistema nervoso. Esta conexão pode ser afetada pelo stress (não é surpreendente, certo?), e pode levar a vários problemas intestinais, como diarreia, obstipação e outros sintomas semelhantes. Isso pode resultar em inchaço abdominal e desconforto devido à acumulação de gases - algo que, imaginamos, não é agradável para ti.

4 maneiras como a má digestão pode dificultar a tua vida

Já te perguntaste por que estás constantemente doente, desanimada, ou por que não consegues perder peso, ou manter a concentração? A resposta pode estar escondida no teu intestino.

1. Sentes-te doente

Mais de 70% da tua imunidade está no teu intestino - o que significa que a tua flora intestinal é como um guardião com cavaleiros (e espadas) que defendem a tua imunidade de bactérias e vírus nocivos. Força, intestinos!

Se o teu sistema imunitário estiver constantemente a combater as bactérias nocivas, isso pode levar à inflamação, que desencadeia vários tipos de problemas de saúde.

2. Ganho de peso indesejado

Se estás à procura de uma solução para perder peso, a resposta pode estar na tua própria digestão. As enzimas digestivas são responsáveis por decompor os alimentos que ingeres. Se o processo digestivo está comprometido e enfrentas obstipação, diarreia, inchaço ou até mesmo vómitos, não te preocupes, é possível resolver isso! Se o teu corpo tiver um excesso de bactérias nocivas (em vez das benéficas), isso pode levar a um aumento de peso indesejado. Para reverter a situação, deves repovoar o teu corpo com bactérias benéficas.

3. Oscilações de humor

Uma vez que o teu intestino e o teu cérebro estão conectados, um desequilíbrio de bactérias no teu intestino pode fazer-te sentir ansiosa, triste, a chorar uma lágrima aqui, outra ali (um rio inteiro), e até mesmo levar a consequências mais graves, que exigiriam ajuda profissional. Compromete-te a manter a tua microbiota intestinal saudável, para que possas também desfrutar de momentos felizes!

4. Desempenho cognitivo

Alguma já tiveste dificuldade em resolver um puzzle de palavras simples? Ou uma tarefa no trabalho que normalmente consegues fazer facilmente tornou-se repentinamente difícil? Não, não ficaste momentaneamente menos inteligente.

Situações como estas são sinais de que o teu intestino não está a funcionar corretamente, e o teu desempenho cognitivo está a ser afetado. Confusão mental e dificuldade de concentração são sintomas de um intestino inflamado e desequilibrado, repleto de bactérias pouco saudáveis.

Como ajudar a tua digestão de forma natural

O cuidado do corpo deve ser holístico, pois o nosso organismo é intrinsecamente conectado. Cuida da tua flora intestinal assim, como cuidas da flora terrestre - pensa na tua digestão como uma roseira em flor que requer cuidado.

Assim como a natureza nos presenteia com flores, ela também nos oferece alimentos fermentados, repletos de bactérias benéficas. Preparamos algumas dicas para melhorar o teu microbioma intestinal:

  • Adiciona mais cores no teu prato - Uma mistura equilibrada e diversificada de alimentos torna o teu intestino saudável e feliz, por isso não hesites em incluir um arco-íris de cores na tua alimentação.
  • Incorpora alimentos fermentados na tua rotina - Os alimentos fermentados, como iogurte, kefir, queijo cottage e chucrute, são ricos em bactérias benéficas e podem ser uma excelente fonte de probióticos para ti.
  • Tem sempre em casa, maçã e banana - Incorporar uma maçã e uma banana por dia na tua alimentação pode contribuir para a saúde do teu intestino - o mesmo se aplica às alcachofras, à aveia e aos espargos. Estes alimentos são ricos em prebióticos, um tipo de fibra que promove o crescimento de bactérias saudáveis.
  • Bebe um copo de vinho tinto - O segredo está nos polifenóis que também estimulam o crescimento de bactérias boas. Também os podes encontrar no chá verde, no chocolate preto, no azeite e nos cereais integrais.
  • Cereais integrais - São ótimos aliados para a tua saúde - ricos em fibras e super-carboidratos, como o beta-glucano, alimentos ideais para as tuas bactérias intestinais.

No entanto, se não gostares mesmo desses alimentos azedos, como o chucrute (nós também não gostamos), podes sempre optar por suplementos probióticos de qualidade para te ajudar. O importante é garantires que as tuas enzimas digestivas e a tua microbiota intestinal estejam em harmonia.

My Gut Feeling

Como a tua microbiota intestinal apoia-te em momentos difíceis, é justo retribuir o favor. Por isso criámos o nosso suplemento probiótico mais completo para a saúde intestinal das mulheres - com 10 tipos de enzimas digestivas, fibras, 2 tipos de prebióticos, 9 estirpes probióticas, guaraná e vitamina C, para estar sempre ao teu lado.

Se estás à procura de probióticos para perder peso ou de um suplemento probiótico para apoiar a tua saúde intestinal geral, estás no sítio certo.

Não precisas de mudar completamente a tua rotina diária para fazeres o teu intestino feliz. Basta adicionares uma colher de My Gut Feeling ao teu iogurte, batido, sumo preferido ou copo de água! Aumenta a tua ingestão diária de fibras, reduz o desconforto da barriga inchada, alivia a obstipação, adiciona enzimas digestivas naturais, suprime o apetite e apoia o controlo do peso, tudo isto enquanto tens mais energia!

A felicidade começa contigo. E o teu bem-estar começa no intestino.

Fontes:

https://shinehealthwellness.com/5-ways-your-digestive-tract-affects-your-overall-health/

Gut Healing Is TikTok’s Latest Trend. Does It Work? - The New York Times (nytimes.com)

Two-Thirds of Americans Are Living With Gut Issues, Unaware of the Health Consequences (prnewswire.com)

The Gut-Brain Connection: How it Works and The Role of Nutrition (healthline.com)

How Does Your Gut Microbiome Impact Your Overall Health? (healthline.com)

Signs of an Unhealthy Gut and What You Can Do About It (everydayhealth.com)

Produtos para ti