TUMMYTOX blogs.

7 razões que te fazem engordar de um dia para o outro

Acordar de manhã e ir diretamente para a balança pode alegrar o teu dia ou, por vezes, estragá-lo completamente. Já alguma vez foste surpreendido por aquele súbito aumento de peso que parece ter aparecido de um dia para o outro?

Situações como estas são frustrantes e deixam-te desmotivada para persistir na tua jornada de perda de peso. Mas não percas a esperança, este artigo irá explorar as possíveis razões pelas quais ganhaste peso repentinamente e dar-te-á algumas dicas sobre como perder peso mais rapidamente.

7 reasons you gain  weight overnight

Nos bastidores do aumento súbito de peso

Antes de te debruçares sobre as razões específicas do aumento súbito de peso, é fundamental que compreendas o teu corpo. Como mulheres, sofremos flutuações hormonais e de peso significativas ao longo do nosso ciclo. Para além das hormonas, há outros fatores que contribuem para o aumento de peso indesejado: aumento da ingestão de alimentos, retenção de líquidos e desequilíbrio hormonal

Vamos ver quais são os malfeitores mais comuns.

1. O stress

Pode parecer óbvio, mas o stress acarreta diversas consequências físicas e psicológicas. Por vezes, estas complicações tornam-se uma fonte adicional de ansiedade, intensificando os sintomas do stress. Mas, porque é que o stress contribui para o aumento de peso?

O stress a curto prazo pode até tornar-te mais produtiva, graças à adrenalina. Contudo, o verdadeiro problema é o stress prolongado. Este tipo de stress pode elevar os níveis de açúcar no sangue, despertando a vontade de consumir alimentos que geralmente tentas evitar, como batatas fritas com queijo, pizza, chocolate e bolos, todos ricos em gorduras trans e açúcar. Para agravar, o stress pode também causar retenção de líquidos, resultando no aumento do chamado 'peso líquido'.

2. A dieta drástica

Quando se quer perder peso rapidamente, é fácil cair na armadilha das dietas drásticas, mas a verdade é que elas causam mais mal do que bem.

Estes tipos de dietas restritivas baseiam-se numa ingestão muito baixa de calorias e vetam certos grupos de alimentos com a promessa de ajudar as pessoas a perder peso rapidamente. Podem ser reconhecidas precisamente pelas suas regras rígidas, como a proibição absoluta de comer gorduras, açúcar, pão, massas e álcool.

Após cinco dias de drástica restrição calórica e fome, o teu corpo fica tão vazio de nutrientes que tens vontade de comer tudo o que está à vista, levando-te a consumir uma enorme quantidade de calorias. Isso acarreta consequências ainda mais graves, como alterações de humor, desequilíbrios hormonais e até cálculos biliares.

3. O elevado consumo de sal

Colocar sal em todo o lado é um hábito muito comum no nosso país.

Mas é bom ter em conta que a maioria das refeições prontas e dos alimentos que compras no supermercado já contêm uma elevada quantidade de sódio, pelo que não há necessidade de adicionar mais.

Porque te deves preocupar com isto? A razão é que o consumo elevado de sal pode estar relacionado com o aumento súbito de peso, uma vez que provoca retenção de líquidos.

Talvez nunca tenhas pensado nisso antes, mas se achas que estás entre aquelas pessoas que tendem a pôr sempre uma pitada de sal em todos os pratos, então considera diminuir o teu consumo tanto quanto possível.

4. A carência de sono

Se achas que ficar acordada todos os dias até à meia-noite não é nada de especial para ti, convido-te a parar para pensar. Fica a saber que não dormir o suficiente (ou seja, 7 a 9 horas por noite) pode fazer-te engordar!

Em primeiro lugar, porque quando ficas acordada até tarde, ficas com fome ao fim da tarde, pois o teu corpo precisa de adquirir energia através dos alimentos. E é precisamente por esta razão que acabas por fazer o chamado "lanche da meia-noite".

Em segundo lugar, quando dormes apenas cinco horas, o teu corpo precisa de um maior impulso de energia para poder fazer face ao que te espera no dia seguinte. E isso leva-te a comer fora ou a optar por refeições extremamente calóricas e pouco saudáveis.

Lembra-te sempre: dormir pouco = consumir mais calorias!

5. O copo a mais

Ao contrário do que muitos pensam, o álcool é, na verdade, rico em calorias. Queres alguns exemplos? Um copo de vinho pode facilmente ultrapassar as 200 calorias, um gim tónico médio contém cerca de 200 calorias, e uma 'piña colada' pode chegar até 500!

Mas se o problema fosse apenas as calorias...

Não é só quando estás ligeiramente embriagada que te apetece comer alimentos gordurosos e salgados; também deves considerar que o consumo de álcool frequentemente leva à desidratação. Quando o corpo não tem água suficiente, tenta reter os poucos líquidos que lhe restam, o que é apenas outra forma de dizer que há 'retenção de água

6. O exercício intensivo

O HIIT (treino intervalado de alta intensidade), o treino de força e o levantamento de pesos podem causar um aumento súbito de peso.

Embora pareça um pouco contraditório (uma vez que estas atividades são muito importantes se quiseres perder peso rapidamente), estes exercícios colocam as fibras musculares sob stress e causam inflamação.

No entanto, mesmo que possas notar um aumento de peso causado pela retenção de água, não tens de te preocupar, porque será apenas temporário.  Por isso, não pares e continua!

7. Aqueles dias do mês

A síndrome pré-menstrual (ou TPM) está intimamente relacionada com a presença de inchaço e retenção de líquidos. Durante esta fase do teu ciclo, o teu corpo prepara-se para a chegada do teu período, dando-te o presente (certamente indesejado) de uma barriga inchada.

Além disso, não é raro que durante este período sintas vontade de comer alimentos ricos em gordura e doces, que obviamente contribuem para o aumento de peso.

A boa notícia é que, quando a menstruação começa oficialmente, as tuas hormonas voltam ao normal e, se tiveres sorte, o peso relacionado com a acumulação de líquidos também desaparece.

As melhores dicas para perderes peso rapidamente

Sabemos o quão stressante pode ser quando não consegues vestir o teu vestido preferido para um evento importante. Mas não penses nem por um minuto em jejuar durante dias ou em implementar alguma estratégia extrema para acelerar a tua perda de peso.

Em vez disso, experimenta estas dicas e truques para te ajudar a perder peso rapidamente!:

  • Bebe muita água. A hidratação é a base da perda de peso da água porque aumenta o teu metabolismo, faz-te sentir cheio, faz-te comer menos e elimina as toxinas. Bebe pelo menos dois litros de água por dia.
  • Caminha diariamente. Arranja tempo todos os dias para uma atividade cardiovascular, como caminhar, correr ou andar de bicicleta durante pelo menos 30 minutos. Desta forma, queima calorias sem colocar o teu corpo sob stress. Ficarás surpreendida com a quantidade de calorias que podes perder se fizeres esta atividade todos os dias.
  • Evita comer fora das refeições. Já alguma vez verificaste quantas calorias tem um pacote de batatas fritas ou uma mão cheia de biscoitos? Sabemos que estes são petiscos deliciosos (e quase obrigatórios, especialmente quando se aproxima o período), mas deves tentar evitá-los o mais possível.
  • Experimenta o jejum intermitente. Isto permite-te escolher uma janela de tempo para comer ao longo de 24 horas. A opção mais popular é 8/16, ou seja, comes durante 8 horas, jejuas durante 8 e dormes durante 8. Não parece assim tão difícil, pois não?

  • Troca os sumos açucarados por bebidas drenantes. Os sumos de fruta parecem refrescantes nos dias quentes e solarengos, mas também estão cheios de açúcares e calorias desnecessárias. Sabemos que nem sempre te apetece água quando tens sede, por isso podes escolher uma bebida com sabor a morango com efeitos de perda de peso.

Bebida drenante com sabor a morango:

O nosso Draining Drink 3-em-1 contém uma combinação única de ingredientes com eficácia diurética comprovada, que demonstraram dar resultados visíveis logo 1* semana após a primeira utilização, ou seja, muito mais rapidamente do que a maioria dos produtos de emagrecimento no mercado.

E o melhor de tudo é que não só te ajuda a perder peso rapidamente, como também promove a perda de peso a longo prazo!

Esta deliciosa bebida drenante foi concebida para te ajudar a combater a retenção de líquidos, a livrar-te dos quilos a mais, a reduzir a celulite e a aliviar o inchaço.

Estudos clínicos demonstraram que: 

  • Elimina o excesso de peso dos líquidos em 27*
  • Alivia o inchaço em 60*%
  • E 87*% das utilizadoras ficaram satisfeitas com os resultados!

E não seria a bebida perfeita se também tivesse o mineral estrela, o magnésio? Claro que sim, e tem. O magnésio é responsável pelo equilíbrio dos eletrólitos, pela função muscular normal e até reduz a sensação de cansaço e fadiga.

A receita destas deliciosas bebidas drenantes é uma mistura de extractos naturais de alta qualidade, como CactiNea™, VinOgrape™, urtiga, dente-de-leão, chá de Java e alcachofra. Para tornar a fórmula ainda melhor para o teu organismo, adicionámos também Fibregum™, um ingrediente patenteado derivado da goma de acácia com um elevado teor de fibras solúveis para te ajudar a cuidar dos teus intestinos. 

Prepara-te para te surpreenderes ao veres números mais baixos na balança e aproximares-te dos teus objetivos de emagrecimento em apenas 1* semana, graças ao fantástico Draining Drink 3-em-1!