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5 dicas para recuperares o teu equilíbrio emocional

Aqui estamos nós: o verão deu lugar ao outono, os dias estão mais curtos, o sol já não brilha como tanto gostamos e talvez comeces a sentir-te em baixo...

Afinal, as baixas temperaturas, a chuva e o aumento da azáfama à nossa volta fazem com que seja fácil sentirmo-nos tristes, vazias, sem vontade de fazer nada e cheias de mau-humor.

Controlar o equilíbrio emocional e as frequentes mudanças de humor pode ser um grande desafio durante a depressão sazonal. Mas não é altura de atirar a tolha ao chão!

 5 tips and tricks to ditch feeling blue and start feeling like yourself again!

Se não sabes como melhorar o teu humor e recuperar o teu equilíbrio emocional, aqui estão 5 dicas e pequenos truques para deixares a tristeza para trás e começares a sentir-te tu mesma de novo!

1. Cria ou altera um hábito

Os nossos hábitos diários têm um impacto significativo no nosso estado emocional. Estabelecer uma rotina que inclua exercício físico, uma dieta nutritiva e uma mentalidade positiva pode ser um poderoso estabilizador do humor.

A luz do sol e o ar fresco podem instantaneamente deixar-te feliz e aumentar os teus níveis de serotonina. Passar algum tempo ao ar livre pode aumentar a tua imunidade e baixar os níveis de stress, por isso pega no teu guarda-chuva, veste um casaco quente e aproveita a oportunidade para obteres um estimulante natural do humor.

Uma boa higiene do sono faz magia com o equilíbrio emocional - estabelecer uma rotina para a hora de deitar: ir para a cama à mesma hora todas as noites e levantar-se à mesma hora todas as manhãs, evitar os ecrãs antes de dormir e manter o teu quarto fresco, escuro e silencioso vai ajudar-te a dormir como um bebé e a acordar revigorada!

Provavelmente já ouviste falar de "espaço limpo, mente limpa" e um ambiente bem-arrumado pode melhorar o humor, especialmente quando tens muitas coisas para fazer - cria um espaço aberto para a criatividade e a produtividade.

O hábito de uma arrumação rápida de 5 minutos pode contribuir muito para o teu bem-estar; lembra-te que deves seguir passo a passo.

2. Tira algum desse peso das tuas costas

Por vezes, a vida torna-se stressante e dá a impressão de que temos demasiado em que pensar. Se estás à procura de formas de melhorar o teu estado de espírito, é útil conheceres as técnicas de gestão do stress.

Escreve num diário! Registrar os teus momentos e sentimentos diários pode ajudar-te a desenvolver e compreender as tuas experiências negativas.

Melhora a tua experiência ouvindo música (ouvimos dizer que o jazz tem os ouvintes mais felizes) e desliga-te da tecnologia durante algum tempo.

3. “Faço isto por mim.

Desenvolver uma rotina de cuidados pessoais pode ser complicado se estiveres a sentir tristeza, alterações de humor e falta de motivação. 

O exercício físico é um dos mais fortes estimulantes naturais do humor. A atividade física tem muitos benefícios para a saúde, incluindo o restabelecimento do equilíbrio emocional.

O nosso corpo liberta endorfinas quando fazemos exercício, mas isso não é tudo! Se fizermos exercício regularmente, começamos a aumentar os níveis de serotonina e dopamina, e estas hormonas são os melhores estimulantes do humor!

A nossa dica é que procures fazer pelo menos 30 minutos de exercício para manteres os teus níveis de stress sob controlo. Podes atingir esses minutos caminhando ou correndo na natureza, andando de bicicleta, fazendo exercícios em casa ou integrando grupos de Pilates.

Sabes quem mais adora um estimulante do bom humor? O teu animal de estimação!

A interação com o teu amigo de 4 patas pode aumentar significativamente os teus níveis de oxitocina e os do teu bichinho, sendo também uma das hormonas da felicidade. Podes sentir os mesmos benefícios quando fazes festas a um cão ou gato que conheces ou a um que seja amigável que ande pela tua zona.

Passar algum tempo sozinha pode ajudar-te a entrar em contacto contigo mesma.

O tempo a sós ajuda-te a perceber quais são os teus verdadeiros sentimentos. Longe de todas as distrações, podes relaxar a tua mente e ver como está a tua saúde mental.

A meditação pode ajudar a baixar os níveis de stress e também pode ajudar a definir objetivos e ajudar-te a sentir o teu verdadeiro eu.

No lado oposto do tempo a sós, passar tempo com os amigos é muitas vezes a forma mais eficaz de melhorar o teu humor!

Conversar sobre como te sentes, fazer desporto em conjunto ou simplesmente ver um bom filme, ou programa de televisão pode ajudar-te a aumentar a felicidade! Sugerimos que vejas Friends, eles vão estar lá para ti.

4. O bom humor começa à mesa

Adotar uma dieta mais limpa é um bom método para presentear o teu corpo com hormonas felizes.

A tua alimentação tem uma grande influência na tua saúde mental e no teu microbioma, e também tem o poder de ser um impulsionador do humor e pode ajudar a alcançar o equilíbrio emocional. 

Então, o que fazes agora? Procura alimentos ricos em triptofano (como laticínios, ovos, peixe, etc.) e ácidos gordos ómega 3 (marisco, nozes e sementes, etc.), adiciona frutas e legumes a todas as refeições e cuida da tua ingestão de proteínas.

Sempre que possível, evita os alimentos muito processados, açucarados, fritos e ricos em gorduras saturadas.

Reduzir a tua ingestão de cafeína é outra abordagem para praticares o autocuidado, para além de uma alimentação mais saudável. Embora o café traga benefícios para a saúde, experimenta o "café" de chicória ou o descafeinado - têm os mesmos benefícios para a saúde.  

Comer de forma mais saudável é um bom ponto de partida quando se trata de autocuidado através da alimentação, mas não te esqueças de, ocasionalmente, te mimares com os alimentos de que gostas.

É tudo uma questão de equilíbrio.

5. Obtém ajuda de suplementos alimentares

Existem vários extratos naturais de ervas que te podem ajudar no equilíbrio emocional. Podem ajudar qualquer pessoa que procure um estimulante de humor e que esteja a passar por um período de baixo astral ou de tristeza avassaladora - também conhecido como SAD (Seasonal Affective Disorder), ou em português Transtorno Afetivo Sazonal (TAS).

Alguns ingredientes são mais conhecidos como estimulantes naturais do humor do que outros, por isso selecionámos alguns deles para facilitar a tua pesquisa:

  • Extrato de açafrão: sabias que a sua alcunha é Sunshine Spice (Tempero do Sol Nascente)? A razão deve-se ao facto de poder ajudar a melhorar o teu humor.
  • Rhodiola rosea: esta erva pode ajudar a reduzir o stress, combater o cansaço e melhorar a saúde mental.
  • Gingko: este antioxidante pode ajudar-te a equilibrar o stress e a ansiedade.

Nestes momentos difíceis em que te sentes extremamente melancólica, é importante que tenhas um nível adequado de vitaminas e minerais vitais (vitaminas C, D3, B1, B3, B5, B6, B12, magnésio, zinco e selénio), essenciais para combater a fadiga e apoiar a tua resiliência emocional.

E é precisamente por esta razão que criámos Emotional Balance

Trata-se de um suplemento que melhora o teu estado de espírito e que associa todos os extratos naturais, vitaminas e minerais acima mencionados, com a adição de GABA, L-triptofano, L-fenilalanina e L-tirosina: nutrientes essenciais para a biossíntese das moléculas-chave da felicidade.

Se te encontras numa altura em que te sentes particularmente em baixo, o Emotional Balance está aqui para te ajudar a recuperar o teu sorriso.

E lembra-te sempre: só quando a tempestade da vida te apanha é que descobres a verdadeira força que há em ti!

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