TUMMYTOX blogs.

L- Carnitina: o melhor aliado na prática do desporto

Praticas desporto, tomas proteínas, andas em dietas e não estás satisfeita com os resultados? Talvez só precises de um impulso extra, mas qual deles? Já ouvistes falar da L- Carnitina? Entre aqueles que querem perder peso e ganhar massa muscular, a L-carnitina é bem conhecida. Nós explicamos o porquê.

image

O que é L- Carnitina ?

A L-carnitina é um aminoácido que ajuda o corpo a transformar gordura em energia. Tens de saber que a L-carnitina não é um estimulante como muitos outros que são comummente usados antes do treino. Ela é uma substância natural e necessária que o nosso corpo sintetiza sozinho em pequenas quantidades.

Infelizmente, esse processo pode diminuir devido a uma alimentação desequilibrada, aumento de esforços ou mudanças no corpo devido ao envelhecimento.

L-carnitina é para ti ? Sim, se desejas:

1. Queimar gordura mais rapidamente

Sem a L-carnitina, a maioria das gorduras que ingerimos não pode ser usada como energia. Quanto mais L-carnitina no organismo, mais as gorduras são queimadas e menos serão armazenadas.

2. Aumentar a massa muscular

Quando treinas, o corpo consome mais energia. Como a L-carnitina aumenta o consumo de gordura para produção de energia, o corpo deixa as proteínas e os recursos de glicogénio em paz.

Isto significa que durante o treino não perderás a própria proteína (ou seja, massa muscular), mas sim as reservas de gordura. Também foi demonstrado que a L-carnitina ajuda a treinar mais intensamente sem te sentires cansada.

3. Regeneração rápida

A L-carnitina ajuda a acelerar a regeneração muscular através de vários mecanismos. Um deles está associado ao papel da L-Carnitina na queima de gordura: como o corpo transporta principalmente gordura com a energia da carnitina, as reservas de glicogénio e as suas proteínas são preservadas.

O resultado: menos micro-lesões durante o treino e uma regeneração mais rápida. O outro mecanismo é impedir a acção de radicais livres que danificam as fibras musculares - a L-carnitina também tem um papel antioxidante nos músculos.

4. Promover a saúde cardiovascular

Ao recolher gordura da corrente sanguínea, evita que o excesso de gordura cause problemas no corpo. Com isto, cria um efeito protector nas veias e evita a aterosclerose (ajuda a evitar o "entupimento" das veias).

5. Melhorar a aparência da pele

A L-carnitina também torna a pele mais bonita! Ao eliminar a gordura do sangue, também reduz a secreção excessiva das glândulas sebáceas na pele. O resultado? Uma pele menos oleosa, com menos acne e pontos negros.