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21 tácticas comprovadas pela ciência para perder peso por Dr. Greger

Um estilo de vida saudável vem de pequenas mudanças e o mesmo vale para uma dieta. Verifica que alterações precisas de implementar para controlar a tua dieta.

Quer tenhamos tido excesso de peso toda a nossa vida ou sentido recentemente um aumento repentino no peso corporal, queremos sempre saber como perder peso de maneira mais eficaz e sustentável.

Dr. Greger, médico americano, autor e criador de Nutritionfacts.org, sempre teve as respostas sobre qual é a dieta mais saudável. Mas em 2019, ofereceu a sua opinião científica sobre como comer para perder peso de forma eficaz e conseguir mantê-lo. Sem fazer dieta.

No seu livro recente Como não fazer dieta (original: How not to diet), juntamente com uma explicação extensa da dieta à base de vegetais, com baixo teor de gordura e alimentos integrais que ele sempre recomendou, escreveu igualmente 21 dicas que todos, quando numa missão de emagrecimento, devem seguir.

21 coisas que deves começar a seguir se queres perder peso, de acordo com o Dr. Greger

O Dr. Greger resumiu todo o seu conhecimento, desde estudos de perda de peso, a uma longa lista de mini melhorias que podes fazer todos os dias para perder peso mais rapidamente.

Sempre que tenhas uma refeição

1. Bebe água antes de qualquer refeição
2. Come alimentos super baixos em calorias, como aipo, antes de cada refeição
3. Adiciona 2 colheres de chá de vinagre a cada refeição
4. Come conscientemente, não te distraias
5. Mastiga bem, come devagar e faz mini pausas para comas durante pelo menos 20 minutos

Todos os dias

Usa especiarias:

6. Cominho preto
7. Cominho castanho
8. Alho em pó
9. Gengibre em pó
10. Levedura nutricional
11. Bebe chá verde
12. Bebe muita água
13. Dispensa farinha
14. Toma pequeno-almoço como um rei, faz um almoço normal e desfruta de um jantar leve
15. Come com o sol
16. Faz exercício antes do pequeno-almoço ou almoço
17. Sabe sempre quanto pesas
18. Está consciente do teu progresso.

Todas noites

19. Não comas mais depois das 19:00
20. Desfruta de uma boa noite de sono
21. Ajusta o ângulo da cama

A dieta de Greger explicada

À primeira vista, parece que o Dr. Greger exige demasiado das pessoas que têm já problemas com os seus padrões alimentares. Mas, no seu livro, ele explicou que a sua dieta pode funcionar como orientação ou como um plano de dieta 100% - depende totalmente do leitor.

Em geral, o Dr. Greger nunca aprovou nenhum alimento que venha de uma caixa - ele é fã de alimentos integrais que vêm de plantas. No livro, existem numerosos estudos sobre o efeito positivo de comer melhor alimentos - como legumes frescos, sementes de linhaça, aveia, feijão e frutas.

Infelizmente, ele deixou de fora muitos outros estudos que comprovaram a perda de peso bem-sucedida por outros meios. Isto é algo que nutricionistas e cientistas estão a criticar mais - que ele é tendencioso.
Mas o conselho dele - mesmo se tomado com uma pitada de sal - é valioso e orientado para a saúde. Em poucas palavras, ele sugere que as pessoas devam comer alimentos que sejam:

  • Anti-inflamatórios
  • Crus
  • Muito ricos em fibras
  • Alto teor de água
  • De baixo índice glicémico
  • Baixo teor de gordura adicionada
  • Baixo teor de açúcar adicionado
  • Baixo em alimentos viciantes
  • Baixa densidade calórica
  • Menor teor de carne
  • Baixo teor de farinha branca
  • Com pouco sal
  • Baixo no de índice de insulina

Em conclusão

Quando analisamos a dieta-não-dieta do Dr. Gregor, reparamos que já sabíamos disto tudo há muito tempo. Continua a ser o mesmo conselho que as nossas avós já nos davam - come vegetais, bebe água, mexe-te, não comas muito tarde e vai dormir cedo...

Se estás à procura de uma solução eficiente para perder peso, continua a focar-te no que sempre soubeste que devias focar-te: come o máximo de comida "colorida", que seja o real e o menos processada possível. Desfruta do teu corpo e mexe-te todos os dias, da maneira que quiseres. Relaxa e dorme o suficiente todas as noites.

É um estilo de vida. Qualquer mudança que seja para melhor conta. E nós concordamos a 100% com o Dr. Greger nesse ponto!

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