Curcuma - o ingrediente mágico

Elaborámos um guia sobre os efeitos da curcuma no teu corpo, fígado e bem-estar, e como tomar curcuma correctamente.

Quando os humanos aprenderam a usar os compostos encontrados na natureza, grandes avanços e descobertas no campo da medicina tornaram-se extremamente comuns. Mais tarde, começámos a produzir estes compostos no laboratório. Os antibióticos, que se diz que Alexander Fleming descobriu por acidente, são um bom exemplo. A penicilina feita no laboratório ainda hoje é usada como antibiótico.

O mesmo se aplica à raiz de curcuma. Os ingredientes activos totalmente naturais que são extraídos directamente da curcuma, tais como a curcumina, podem ser extremamente benéficos. Podemos preparar a curcuma sozinha ou tomá-la como um suplemento.

A curcuma é uma especiaria que é frequentemente usada na nutrição. Esta especiaria tem uma cor amarela brilhante e um sabor intenso que anima os nossos pratos. Mais do que uma especiaria, diz-se que a raiz de curcuma é valorizada pelas suas propriedades que mantêm o nosso corpo saudável. Muitas pessoas recorrem a suplementos de curcuma (muitas vezes sob a forma de cápsulas de curcuma) porque não gostam do sabor da curcuma.

EM FOCO

As cápsulas de curcuma TummyTox são 185 vezes mais biodisponíveis do que a curcumina normal, o que permite ao nosso corpo usá-la de forma muito mais eficiente.

Os efeitos positivos da raiz de curcuma são conhecidos há muito tempo, pois é usada na medicina tradicional chinesa e japonesa. O ingrediente, a que os japoneses chamam ukon (Curcuma Longa L.) ou gajatsu (Curcuma Phaeocaulis val.), foi usado na medicina chinesa para problemas relacionados com a circulação sanguínea e inflamação.

Recomendamos particularmente curcuma a quem:

  • sofre de dores musculares e articulares
  • quer reduzir a inflamação no seu corpo
  • ter um sistema imunitário enfraquecido
  • está sob stress prolongado
  • tem um fígado sobrecarregado
  • tem psoríase
  • bebe álcool frequentemente ou em grandes quantidades
  • está frequentemente sob medicação
  • tem uma dieta desequilibrada ou insalubre
  • tem níveis elevados de triglicéridos ou colesterol
  • tem dificuldade em controlar o seu peso
  • quer cuidar da sua saúde

Como usar curcuma correctamente

A curcuma em pó é obtido a partir da raiz de curcuma, que tem uma aparência semelhante à do gengibre. Toda a raiz da planta Curcuma Longa (este termo é frequentemente usado para suplementos alimentares) é usada para fazer o pó. Os cientistas vão corrigir-nos dizendo que não é realmente a raiz de curcuma que é usada, mas sim o rizoma, o caule subterrâneo da planta. Esta planta cresce nas florestas do sudeste asiático, onde ainda hoje se cultiva a maior parte da curcuma.

A curcuma Longa é o membro mais conhecido da família da curcuma. Mas existem outros tipos de curcuma que também são usados para fortalecer o corpo e com efeitos específicos. Estes são a Curcuma Wanyujin, a Curcuma Phaeocaulis Val, a Curcuma Kwangsiensis, a Curcuma Zedoaria e a Curcuma Aromatica.

EM FOCO

O sabor desagradável da curcuma pode ser evitado tomando cápsulas de curcuma. As cápsulas de curcuma também contêm normalmente outras substâncias úteis para o corpo (como a vitamina D).

A curcuma há muito que é usada como especiaria e como corante na roupa. Também não é invulgar que seja mantida como uma planta em vaso, pois tem belas folhas grandes e brancas.

A preparação é simples: a raiz de curcuma é fervida, seca e depois moída até se tornar um pó fino. Como o pó é todo natural, a curcuma tem inúmeras utilizações, tanto na cozinha como no sector da saúde.


Kurkuma Wurzel

Preparar curcuma em casa

A preparação é tão fácil que muitos escolhem fazer a sua própria curcuma em pó. Contudo, o sabor é muito intenso e muitos acham-no desagradável, por isso é muitas vezes mais fácil e mais agradável usar curcuma sob a forma de um suplemento alimentar.

A curcuma não é usado apenas na forma de pó, mas também noutras formas que são frequentemente recomendadas para promover a saúde e o bem-estar. A maioria das vezes, quando procuramos receitas para preparar em casa, encontramos água de curcuma ou leite de curcuma (leite dourado). 

EM FOCO

Podes encontrar receitas de curcuma no final deste artigo.

Curcuma como suplemento alimentar

Usar a raiz de curcuma, que podemos transformar em pó de curcuma, não é a melhor forma de consumir curcuma. Nunca sabemos quantos ingredientes activos (principalmente curcumina) contém a nossa curcuma em pó caseiro. As plantas às vezes contêm mais, às vezes menos ingredientes activos - depende do crescimento, da estação, dos nutrientes no solo, etc.

No entanto, as cápsulas de curcuma, que compramos como suplemento alimentar, contêm sempre a mesma quantidade de ingredientes activos (curcumina), aos quais também são adicionados outros ingredientes activos, que também têm um efeito positivo no bem-estar. A maioria das vezes, adiciona-se pimenta preta à curcuma, o que aumenta a biodisponibilidade da curcumina e assegura uma melhor absorção.

O uso regular de suplementos alimentares garante o fornecimento de substâncias activas ao nosso corpo. Os suplementos alimentares de alta qualidade contêm apenas curcuma natural da mais alta qualidade e, ao mesmo tempo, foi provado que garantem a quantidade certa de ingredientes activos. O mesmo se aplica às nossas cápsulas de curcuma, que podes encontrar aqui.


Kurkuma Anwendung

Curcuma na cozinha

A curcuma é uma excelente especiaria usada na culinária pelo seu sabor, cor e efeitos benéficos para o corpo. Muitas vezes encontramos a curcuma nas misturas de especiarias que encontramos nos supermercados, mas claro que também podemos comprar a especiaria da curcuma por si só. A curcuma utilizado como especiaria tem os mesmos efeitos ou efeitos muito semelhantes à curcuma utilizado como suplemento alimentar. O problema é que terias de ingerir grandes quantidades do tempero para obteres os resultados desejados. Os suplementos dietéticos normalmente contêm a quantidade apropriada de curcuma em uma ou duas cápsulas.

Por esta razão, nem sempre podemos confiar no facto de que a curcuma que ingerimos através da comida é o mesmo que a curcuma que ingerimos através dos suplementos. Para tomarmos quantidades suficientes de curcuma, teríamos sempre de temperar os nossos pratos com curcuma, o que tornaria as nossas refeições bastante aborrecidas. Para um fornecimento regular e constante de curcumina, é melhor depender de suplementos alimentares.

A ingestão directa de curcuma também pode causar efeitos secundários suaves. Como uma especiaria de sabor intenso, os consumidores tendem a arrotar quando consomem curcuma durante muito tempo. Tal consumo de curcuma também conduz frequentemente a uma fraca absorção de ferro. Mais uma vez, é importante saber a quantidade de curcuma que tomamos e com que frequência. A forma mais fácil de controlar isto é tomar curcuma purificada em forma de suplemento.

EM FOCO

Vamos assegurar uma quantidade óptima de curcumina no corpo.

O efeito da curcuma no corpo

A curcuma tem muitos efeitos benéficos no corpo. É usada tanto a título preventivo como curativo, uma vez que ajuda a tratar uma variedade de doenças. Aqui estão as condições mais comuns para as quais a curcuma pode ser útil.

Efeito anti-inflamatório e analgésico

A inflamação é muito comum. Por exemplo, qualquer pessoa pode identificar músculos inflamados após um exercício intenso. A curcuma é frequentemente usada para ajudar o nosso corpo a recuperar de dores de garganta, cordas vocais inflamadas e outras inflamações.

A curcuma é adequada como medida preventiva contra a inflamação (por exemplo, em combinação com vitaminas durante a estação fria) ou como ajuda para inflamações mais graves que já se desenvolveram no corpo.

A curcuma regula o metabolismo e desinfecta

Como algumas outras especiarias, a curcuma também é adequada para desinfectar feridas

A curcuma pode ajudar a regular o metabolismo. A curcumina promove o crescimento de bactérias benignas no intestino. A nossa flora intestinal está em constante mudança e tanto os factores no mundo exterior como os alimentos que comemos podem afectá-la. Quando não comemos uma dieta saudável, bebemos álcool ou fumamos, reduzimos o número de bactérias boas no intestino. Isto manifesta-se em má digestão, diarreia, flatulência ou uma sensação de plenitude no estômago. 

A curcuma é frequentemente usada depois das festas, quando comemos grandes quantidades de comida insalubre. A curcuma ajuda a quebrar os hidratos de carbono e promove a eliminação da bílis.

A curcuma ajuda a manter o fígado saudável e apoia-o quando precisa de trabalhar mais, ou seja, quando comemos grandes quantidades de comida não saudável. É por isso praticamente indispensável para aqueles que gostam de satisfazer-se em ocasiões especiais.

Curcuma e artrite

Artrite é o nome dado a várias doenças inflamatórias que afectam uma ou mais articulações. Os tipos mais comuns de artrite são a gota, osteoartrite, fibromialgia e artrite reumatóide (reumatismo). As causas da artrite variam - desde a genética às lesões e infecções - e todas elas têm uma coisa em comum, nomeadamente que o corpo está num estado inflamatório.

EM FOCO

Tomar suplementos de curcuma é útil tanto como medida preventiva como quando já surgiram problemas, devido aos ingredientes activos anti-inflamatórios da curcuma.

Curcuma para reduzir os níveis de colesterol

O colesterol nem sempre é mau - é normalmente dividido em colesterol "bom" e "mau". Colesterol mau" refere-se às lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e "colesterol bom" às lipoproteínas de alta densidade (HDL).

EM FOCO

A curcuma ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Claro que a maneira mais fácil de regular o colesterol no sangue é comer uma dieta saudável e fazer muito exercício. Quem não conseguir fazer isso também pode usar curcuma para ajudar. A curcuma ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue e promove um coração saudável e um sistema circulatório. As cápsulas de curcuma apoiarão certamente o corpo na sua luta contra o colesterol.

Curcuma ajuda a aliviar os sintomas de depressão

A saúde mental e o bem-estar são tão importantes como a saúde física, embora não se fale muito neles. Uma vida agitada pode rapidamente levar ao stress e a outros problemas mentais. Há muitas formas de ajudarmos - adicionar curcuma é uma delas.

Demasiadas vezes esquecemo-nos que tudo o que colocamos no nosso corpo afecta o nosso estado mental e o nosso modo de sentir. É por isso que precisamos de assegurar tanto uma dieta saudável como a ingestão apropriada de ingredientes activos que apoiem a nossa saúde. Por esta razão, a curcumina parece ser ainda mais importante.

Aqui estão as receitas mais populares de curcuma:


  • Leite de curcuma - Muitas vezes usado para dores de garganta. Mistura uma colher de chá de curcuma em leite quente. Bebe enquanto ainda está quente antes de ires para a cama.
  • Iogurte de curcuma - Mistura uma colher de chá de curcuma em iogurte. Este iogurte assegura uma melhor digestão. Depois de uma refeição pesada (almoço), come iogurte de curcuma. Isto irá imediatamente aliviar os gases e melhorar a tua condição.
  • Chá de curcuma - Verte água quente sobre uma colher cheia de curcuma. Bebe o chá lentamente de manhã ou à noite, pois tem um efeito positivo no teu bem-estar, função hepática e digestão.
  • Para prevenir inflamações e problemas de pele, usa uma mistura de curcuma e óleo de sésamo que podes preparar facilmente em casa. Simplesmente mistura os ingredientes numa pasta espessa e aplica-a imediatamente na cara, deixando-a actuar durante alguns minutos. A tua pele vai sentir-se melhor imediatamente.
  • Sumo de curcuma - Especialmente bom no Verão quando queremos refrescar e cuidar do nosso corpo. Mistura duas colheres de sopa de curcuma em 4 taças de água fervida, adiciona o sumo de uma lima e uma laranja e adoça com mel. Deixa repousar durante meia hora e bebe o quanto quiseres. Sugerimos que bebas todo o sumo num dia, pois isto dar-te-á a quantidade de curcuma que precisas.

Kurkuma Rezepte

Curcuma para todos!

A curcuma ajuda a resolver muitos problemas, por isso é muito importante adicioná-lo à nossa dieta. Quer o usemos na cozinha ou o consumamos como suplemento, devemos seguir sempre a dose diária recomendada.

EM FOCO

Se decidirmos usar curcuma em pó (ou seja, curcuma puro), devemos tomar uma colher de chá por dia.

Muitas vezes é mais fácil tomar a curcuma em forma de cápsula devido ao seu sabor, facilidade de medição e absorção mais rápida. Este suplemento dietético contém a quantidade ideal de curcuma e também contém outros ingredientes activos (vitamina D) que facilitam a absorção e aumentam a potência da curcuma. Claro que estas cápsulas não têm sabor a curcuma e são super fáceis de tomar.

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