TUMMYTOX blogs.

3 razões pelas quais a vitamina D também é super importante para a perda de peso

Já deves ter ouvido dizer que a vitamina D faz maravilhas ao teu sistema imunitário. Mas o que pode surpreender-te é que a vitamina do sol também é super importante para a perda de peso. Continua a ler para descobrir as três razões pelas quais adicioná-la à tua dieta pode finalmente ajudar-te a perder esses quilos.

image

A investigação sugere que a obteer suficiente vitamina D pode ajudar a aumentar a perda de peso. No entanto, quase 50%** das pessoas em todo o mundo têm níveis baixos desta vitamina. Mas como é isto possível, perguntas tu? É normalmente uma combinação de factores, mas o mais surpreendente pode ser o excesso de peso.

Excesso de peso - o surpreendente factor de risco de deficiência de vitamina D

Se sofres de excesso de peso, é muito provável que te falte vitamina D, de acordo com estudos. Isto porque a vitamina D é lipossolúvel, e quanto mais células gordas tiveres, mais vitamina D precisas de fornecer para que cada célula receba o suficiente para funcionar correctamente. Faz sentido, não faz? Mas o excesso de peso não é o único factor de risco de deficiência de vitamina D.

Outras causas de deficiência de vitamina D incluem:

  • Falta de exposição solar.
  • Viver distante do equador (latitudes acima de 37° Norte e abaixo de 37° Sul)
  • Cor de pele mais escura (a melanina funciona como um protector solar natural)
  • A utilização de protector solar.
  • Baixo consumo de vitamina D dos alimentos (dietas pobres em gordura, sem gordura, pouco ou nenhum peixe).
  • Idade (especialmente se tens mais de 60 anos).

Pesquisas mostram: Níveis mais elevados de Vitamina D podem aumentar a perda de peso

Mas como é que funciona exactamente? Em resumo, a vitamina D estimula o progresso da perda de peso a 3 níveis diferentes:

1. Ajuda a reduzir a gordura corporal e a controlar o apetite

Para além de reduzir directamente a formação de novas células de gordura e prevenir a acumulação de gordura, os níveis suficientes de vitamina D podem aumentar a produção de serotonina (a hormona da felicidade). Isto pode desempenhar um papel crucial na redução do apetite e na diminuição do consumo calórico. Além disso, níveis mais elevados de vitamina D foram também ligados ao aumento da testosterona, que estimula a queima de gordura e impede a formação de novas células de gordura.

2. Mantém os teus músculos e ossos em forma

É verdade, a vitamina D também fortalece o sistema músculo-esquelético. Em particular, ajuda com o fornecimento de minerais, especialmente cálcio e fósforo. Desta forma, ajuda a manter os ossos fortes e os músculos nutridos, o que é especialmente crucial no processo de perda de peso.

Afinal de contas, podes querer perder os quilos mas certamente não os ossos e músculos. Como benefício adicional, pode mesmo ajudar com dores musculares e ósseas, o que é muito bem-vindo quando se trata de treinos e basicamente qualquer tipo de movimento.

3. Estimula o teu sistema imunitário

E, com ela, o teu bem-estar geral. Não é segredo que manter o equilíbrio do corpo é crucial para a boa saúde. Se a tua imunidade for comprometida, então é provável que tudo o resto também o seja.

Não podes esperar que o teu corpo aguente uma actividade física rigorosa e uma ingestão reduzida de alimentos, muito menos que se traduza numa perda de peso, quando já está a lutar para desempenhar as suas funções básicas. É por isso que manter o sistema imunitário em forma é um pré-requisito para manter o corpo em forma.

Mantém o teu progresso na perda de peso, e ao mesmo tempo, a tua saúde, com a Vitamina D3 4000 UI

A nossa fórmula de alta potência com 4000 UI (100 μg) de vitamina D3 vem em cápsulas fáceis de ingerir e sem corantes artificiais. 

  • Fórmula de alta potência e alta dose com 4000 UI (100 μ de vitamina D3).
  • Cápsulas pequenas e fáceis de ingerir.
  • Não tem corantes artificiais.
  • Fornecimento para 30 dias.


**Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6780345/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3702462/
https://www.intechopen.com/books/vitamin-d-deficiency/vitamin-d-and-obesity
https://www.hindawi.com/journals/ije/2014/841248/
http://ar.iiarjournals.org/content/29/9/3713.long
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1185/03007995.2014.900004
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0026049519300058
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25688659/