Dietas da moda: 5 razões que explicam o porquê das dietas rápidas serem perigosas para a tua saúde mental
Não é uma loucura como cada vez que abres o Instagram ou o TikTok, há uma nova dieta da moda a acenar-te, prometendo ajudar-te a perder 10 kg mais depressa do que consegues dizer "10 kg"?
Os atalhos são ótimos quando tens de estar no trabalho em 10 minutos e há um engarrafamento à tua frente. Mas quando se trata de perder peso, estes podem ser bastante prejudiciais.
Já pensaste em como todas essas dietas da moda para perder peso rapidamente podem afetar a tua saúde mental?
O lado negro das dietas para perder peso rapidamente
Dieta Low Carb (baixa em hidratos de carbono), dieta cetónica (keto), dieta da lua, dieta da toranja... Dava para ficar aqui um bocado. Todas estas dietas prometem resultados impossivelmente rápidos. Mas embora possam funcionar para algumas pessoas a curto prazo, muitas vezes não são sustentáveis a longo prazo e podem ter um efeito negativo na tua saúde.
O principal problema é que são super restritivas. Cortam grupos alimentares inteiros, deixando-te privada de nutrientes essenciais. O que pode prejudicar gravemente a tua saúde física.
E com todas as restrições, podes até a começar a sentir dificuldades mentais. Vê aqui o porquê!
1. Começar a ficar obcecada por comida
Já reparaste que só pensas em comida sempre que segues um plano de emagrecimento rápido ou uma dieta restritiva? Estás sempre a pensar no que podes ou não comer. Infelizmente, estes pensamentos nem sempre desaparecem quando páras de fazer dieta.
É possível que te tenhas condicionado a ver os alimentos como "bons" ou "maus". E estes rótulos mentais tendem a manter-se durante muito tempo e podem mesmo levar-te a desenvolver padrões de desordem alimentar.
2. Sofrer de problemas de imagem corporal
O teu valor, tal como o teu objetivo na vida, nunca podem ser reduzidos a um número na balança ou ao tamanho das tuas calças. Mas as dietas da moda para perder peso rapidamente podem levar-te a acreditar nisso.
Podes começar a sentir-te um fracasso quando não perdes peso ou quando o teu progresso não é o mesmo que o das outras pessoas. Isto pode ter consequências duradouras na tua imagem corporal, autoestima e essencialmente na tua saúde mental.
3. Ter alterações de humor
O que se passa é o seguinte: quando te restringes a grupos de alimentos inteiros, também restringes o teu cérebro de nutrientes essenciais. Os teus níveis de energia serão os primeiros a cair, e o teu estado de espírito também sofrerá alterações.
Pequenas coisas como ter o telemóvel com pouca bateria podem irritar-te e fazer com que te sintas emotiva. Podes até ficar completamente indiferente a situações que não envolvam o tema de emagrecimento.
4. Acabar por te isolares
Alguma vez cancelaste planos com amigos ou faltaste a reuniões familiares porque não havia nada que pudesses comer em conformidade com o teu plano de perda de peso rápida?
Isto pode fazer com que te isoles dos teus amigos e familiares, o que pode ter um impacto negativo no teu bem-estar mental. A longo prazo, pode mesmo levar a doenças graves como a ansiedade e a depressão.
5. Sentires-te culpada o tempo TODO
Sabes quando te sentes mal por comeres o chocolate inteiro quando prometeste a ti própria que só comerias um pedaço? Ou quando te comprometes a cortar todo o açúcar, mas depois comes uma fatia do bolo de aniversário de um colega de trabalho...
A culpa por não teres cumprido a tua dieta consome-te a mente. Podes até passar fome até ao final do dia. Esta emoção não é saudável para a tua saúde mental. Jamais deverias sentir-te culpada por comer uma comida deliciosa!
Então, o que podes fazer neste caso?
Se te comprometeres a melhorar a tua aparência deixando de lado a tua saúde mental, muitas vezes acabas por te sentir pior a longo prazo. Mas há uma maneira de conseguir um corpo mais magro sem aquelas dietas da moda que te prejudicam (e muito) mentalmente.
Como?
Em primeiro lugar e acima de tudo, como para qualquer sucesso a longo prazo, tens de ser paciente e consistente. Dá ao teu corpo o tempo necessário para se transformar e mantém as expectativas realistas. Simplesmente não é saudável perderes 3 tamanhos em 2 semanas.
Lembra-te, não existe uma abordagem única para toda a gente. Não há dois corpos iguais, por isso sintoniza-te com o que o TEU corpo e a TUA mente precisam. Qualquer mudança deve vir de um lugar de amor-próprio em primeiro lugar.
Pequenas mudanças para um emagrecimento sustentável
Em vez de sobrecarregares o teu corpo e a tua mente com dietas super restritivas, opta por mudanças de estilo de vida de longo prazo. Concentra-te numa dieta mais equilibrada e esforça-te por movimentar o teu corpo regularmente. Pode parecer uma pequena mudança, mas funciona muito melhor do que qualquer dieta extrema.
É também importante otimizar o teu metabolismo e iniciar a queima de gordura, mantendo o apetite sob controlo. O Pack Transformação encaixa perfeitamente na forma mais saudável de emagreceres. Dará aquele impulso extra, que se harmoniza lindamente com as mudanças saudáveis que pretendes fazer na tua vida.
Na TummyTox entendemos que uma vida feliz vem da valorização do amor-próprio. Quando te tratas como uma verdadeira rainha, é aí que a magia de te sentires bem e confiante acontece. Tudo começa contigo, e por ti, querida!
Produtos para ti