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Fácil para mudar a linha: com uma caminhada!

Sentes-te em dificuldades e não sabes como te preparares para o Verão? O Inverno está lentamente a chegar ao fim, mas ainda não encontraste a motivação para praticar actividade física intensa (corrida, fitness), e talvez as idas ao ginásio pareçam um pouco caras...

No entanto, temos a solução fácil e adequada para ti, e sem custos: caminhar! Sabe mais abaixo.

Embora caminhar como forma de reduzir quilos extras esteja a tornar-se cada vez mais popular, muitos ainda não sabem que, se quiseres perder peso, dar um passeio pode ser ainda mais eficaz do que correr.

Uma caminhada pode realmente ser considerada uma actividade física?

 Sim, certamente! Caminhar é considerada uma actividade de impacto baixo a moderado - depende de quanto esforço colocas nela. Esta forma de actividade física é realmente ideal para perder gordura, porque o corpo humano usa uma percentagem maior de gordura quando não é levado ao limite.

Como é uma actividade simples e não é pesada para as articulações,  podes fazê-lo todos os dias sem gastar dinheiro ou danificar o corpo e, ao mesmo tempo, desfrutar de todos os seus benefícios.

Dar 10.000 passos por dia queima cerca de 3.500 Kcal por dia, o que equivale a quase 250 g de gordura. O que significa que, simplesmente caminhando, podes criar um deficit calórico grande o suficiente para perder quase meio quilo de gordura a cada 2 semanas, o que é um ritmo perfeito de perda de peso.

10.000 passos / dias = - 3.500 kcal / semana = - ½ kg /2 semana 

A quanto equivale realmente 10.000 passos?

Geralmente, 10.000 passos é uma hora de caminhada, mas é claro que depende da tua forma física, de quão veloz estás a caminhar, do tipo de superfície, se estás a caminhar em terrenos elevados e assim por diante.

Se desejas perceber o quão longe estás a caminhar actualmente, a tecnologia está do teu lado.

As melhores formas de medir os teus passos diariamente

  • Pedómetro 
  • Smartphone  
  • Smart watch 
  • Fitness tracker 

Caminhar para ganhar resistência e força

Um programa holístico de actividade física geralmente combina treino de resistência e força.

Neste caso, o exercício de resistência ajuda a caminhar mais e o exercício de força influencia a velocidade dos teus passos e a capacidade de caminhar em terrenos mais exigentes.

Em suma, é melhor combinar uma caminhada rápida e uma caminhada longa.

  • Caminhada rápida: caminhada mais curta, mas num passo que eleva o batimento cardíaco a tal ponto que deve ser difícil falar durante a actividade.
  • Caminhada lenta: caminhada agradável e longa numa intensidade menor.

Como começar?

Depende de ti. Sugerimos que faças um teste simples: tenta dar 10.000 passos etapas num passeio.

Não consegues dar 10.000 passos de uma só vez?

Se não conseguires dar 10.000 passos de uma só vez (não importa o quão devagar), concentra-te na resistência e aumenta lentamente o número de passos por dia. Se sentires muita dor nos músculos ou joelhos, poderás saltar o treino por 1 dia por semana. Depois de atingir a meta de 10.000 passos, passa para o próximo nível. 

10.000 passos é a medição certa para ti

No momento em que fores capaz de dar 10.000 passos de uma só vez, cria o hábito e começa a caminhar todos os dias: 10 minutos lentamente, 5 minutos o mais rápido possível e depois termina a uma velocidade moderada. Ao desenvolveres a resistência, adiciona estes intervalos de ritmo acelerado a cada 10 minutos - um por um.

10.000 passos é demasiado fácil demais para ti

Se 10.000 passos num só passeio forem demasiado fáceis, apesar dos rápidos intervalos de caminhada de 5 minutos, começa a focar-te nos 15.000 passos por dia.

Começa por concentrar-te na resistência e, quando isso for alcançado, começa a introduzir o treino de força com intervalos rápidos de caminhada de 5 minutos a cada 10 minutos de caminhada normal. Se fores capaz, experimenta fazer alguns intervalos em subidas.

Como aumentar o teu progresso na perda de peso

Tornar as tuas sessões de caminhada num treino é importante se estiveres numa missão de perda de peso. Mas o TOP é que, com pouco tempo, faças destas práticas uma parte integrante do teu estilo de vida, para que te sintas bonita e saudável sempre!

Aqui estão alguns conselhos de como aproveitar ao máximo as tuas sessões de treino de caminhada:

  1. Começa o teu dia com uma caminhada. Exercitar-se com o estômago vazio é a melhor maneira de queimar gordura. Uma caminhada de 60 a 90 minutos, logo de manhã, é uma das melhores coisas a fazer-se se desejas perder peso rapidamente.
  2. Se tens pouco tempo, caminha o mais rapidamente possível. Isto aumentará a tua força e, ao fazê-lo, queimarás mais calorias durante estes longos e agradáveis passeios.
  3. Combina um pouco de corrida com as tuas caminhadas. Mesmo se apenas por 5 ou 10 minutos, isto levar-te-á a queimar mais calorias durante o treino. 
  4. Caminha para cima. Caminhar em subida fortalece músculos diferentes em comparação com caminhar numa superfície plana. Fazer isto regularmente ajudar-te-á a moldar os músculos lombares. 
  5. Combina as tuas caminhadas com um estilo de vida activo. Quando se trata de perda de peso, qualquer actividade é importante. É claro que ir ao ginásio ou fazer exercícios em casa é uma óptima ideia, mas também fazer a limpeza, subir as escadas em vez de ir de elevador, fazer reuniões de negócios em pé e fazer abdominais e flexões enquanto cozinhas ou vês um filme em frente à tv, é uma grande contribuição para uma actividade regular. 
  6. Transforma-a numa coisa agradável. Caminhar não é apenas um exercício. Devido ao movimento agradável e repetitivo, esta também é uma forma de meditação e uma maneira fantástica de gerir o stress. Baixar os níveis de stress pode ajudar a perder gordura abdominal mais rapidamente e evitar a acumulação de gordura na área abdominal. 
  7. Toma Fat Burner antes das longas caminhadas e subidas. O queimador de gordura inclui L-carnitina, um queimador de gordura que funciona melhor com actividades de impacto baixo a moderado. Ajuda o teu corpo a usar as reservas de gordura de maneira mais eficaz. Em combinação com as tuas caminhadas, podes queimar até 5 vezes mais gordura do que caminhar sem a tomar. O que mais podes desejar?? 

Assim, com a ajuda da bebida Fat Burner, obterás energia mais rapidamente e serás capaz de manter a atividade física por mais tempo, enquanto duplicará a gordura queimada. Uma combinação vencedora!

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